O que é engajamento: conheça as principais métricas do Instagram

O que é engajamento: conheça as principais métricas do Instagram

Sumário

Em um mundo onde a comunicação é essencial, e a base para a transformação, seja ela pessoal ou empresarial, o engajamento é um ponto chave para realizar a aproximação entre uma empresa e o consumidor. 

Embora seja algo essencial e interessante, engajar não é bem uma tarefa tão fácil, já que requer estudo, controle de tempo e estratégias, e é aqui onde o marketing se faz presente. 

Lidar com consumidores cada vez mais empoderados, é um grande desafio já criado pela era digital. A tradicional relação que se limitava à compra e venda de um determinado produto e/ou serviço precisa dar espaço e lugar ao contato direto entre os dois lados e, dessa forma, surge a necessidade de criar engajamento com o público. 

É possível promover esse conceito dentro da empresa de diversas formas e, como consequência, aproximar-se ainda mais de quem você deseja convencer a se tornar um consumidor da sua marca. 

Sendo assim, que tal conhecer em detalhes tudo sobre engajamento, como aplicá-lo e conhecer as principais métricas do instagram? Confira tudo sobre a leitura a seguir!

O que é engajamento?

Engajamento é uma forma de interação estratégica para com os consumidores, é uma forma de aproximação entre uma empresa e seus clientes.

Em outras palavras, é sobre o quanto empresa e cliente se relacionam e interagem entre si de forma natural. Sendo assim, na prática, quanto maior o engajamento, mais próximo estarão ambas as partes uma da outra e, teoricamente, maior será a relevância da sua marca. 

Qual a importância do engajamento?

O engajamento está presente em diversas áreas, principalmente, nas relações empresariais e de trabalho voluntário. Em suma, as atividades realizadas por um indivíduo em prol de causas comunitárias são chamadas de engajamento social, como ocorre em ONGs. Dessa forma, quando o assunto é funções desempenhadas sem o objetivo de lucro, significa que o sujeito está comprometido com causas sociais. 

Entretanto, nas empresas o engajamento acontece quando as pessoas estão motivadas e satisfeitas com seu trabalho. De acordo com os dados de uma pesquisa, colaboradores engajados são 5 vezes mais propensos a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidos com entrega e 3 vezes mais propensos À inovação. Por isso, é essencial engajar funcionários para que eles se tornem embaixadores da sua marca. 

Assim como engajar pessoas é de suma importância, buscar métricas para acompanhar o seu desenvolvimento é essencial. Logo, busque sempre por forma de entender o que influencia as pessoas a enxergar propósito em seu negócio. 

Como engajar?

Agora que foi possível entender o que é engajamento, sua importância é hora de entender como engajar com seu público-alvo e estabelecer a sua marca como referência no segmento de mercado. Sendo assim, conheça as estratégias a seguir que podem facilitar a aproximação de sua marca para com seus clientes. 

Conheça bem seu público-alvo

O primeiro passo a ser dado para criar um bom engajamento com seu público é justamente saber quem está do outro lado. Portanto, é essencial buscar o máximo de informações possível sobre quem você se relaciona e, a partir desses dados, você consegue descobrir quais são as suas preferências e desejos, permitindo que você ofereça o que eles procuram, aumentando assim, a satisfação de seus clientes. 

Trabalhe e esteja presente em diferentes canais

O atendimento ao cliente deve ser prioridade para a sua empresa e o primeiro passo é oferecer diferentes canais de contato com o seu público. Sendo assim, você conseguirá garantir que o usuário poderá escolher a plataforma que mais agrada e, mais importante, que o seu negócio oferecerá uma experiência memorável e satisfatória em qualquer uma delas. 

Fortaleça a presença nas redes sociais

As redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, são canais bastante populares de relacionamento. Uma boa estratégia e engajamento, encontra-se no meio das redes sociais. 

Crie conteúdos relevantes

Uma excelente forma e eficaz de gerar engajamento com o usuário é, sem dúvidas, por meio da produção de conteúdos relevantes para seu público. Dessa forma, é possível atrair mais tráfego e engajamento com material altamente ricos e que, de fato, ajudem o consumidor a solucionar um real problema ou aprender mais sobre um determinado assunto. 

Métricas do Instagram

Uma métrica é simplesmente o número em seu estado bruto, e no marketing é o principal aliado em uma empresa. Sendo assim, confira a seguir as principais métricas do instagram:

Alcance

O alcance é o número de pessoas que visualizaram seu post. Existe também a taxa de alcance, que é a razão entre o número de usuários que viram o post e o seu número de seguidores. O alcance é uma métrica apresentada em número absolutos, já a taxa de alcance é um percentual. 

Impressões

As impressões do instagram, são a quantidade de vezes em que um post, Stories ou perfil foram visualizados dentro de um período de tempo determinado. Se um determinado usuário visualizou seu post cinco vezes, você terá cinco impressões e um alcance. 

Interações

As interações do instagram, são:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Salvamentos de posts.

Taxa de engajamento

Essa taxa de engajamento de um perfil do instagram, pode ser calculada a partir do número médio de interações em um determinado período pela quantidade de seguidores da página no mesmo período. 

Engajamento por post

O engajamento por post, nada mais é que, o número de interação do post dividido pelo alcance dele no período. 

Cliques na URL

Uma excelente estratégia é sempre atualizar a URL da bio com novos conteúdos que você está produzindo e divulgando. Essa taxa de cliques pode estar diretamente ligada à taxa de conversação para o site. 

Todos esses pontos, são a base ideal para quem almeja aumentar ou criar engajamento com seu público, e as redes sociais são os meios fundamentais e essenciais para todo o tipo de engajamento que uma empresa precisa ter e fazer para obter uma maior visibilidade e clientes satisfeitos. 

Sendo assim, para auxiliar você no caminho do engajamento da sua empresa, conheça a TALLOS.Ela já possui integração com diversas outras fontes como WhatsApp, Telegram, Messenger, Site e agora está liberando a integração com o Instagram!

Conhecendo a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Como forma de aproximação do cliente, é possível observar a tamanha importância do engajamento em uma empresa, além de, realizar estratégias de engajamentos, inclusive, nas redes sociais como o Instagram, por exemplo, cujo é um dos meios mais utilizado em todo o mundo e uma excelente ferramenta de divulgação para as empresas. Além de excelentes estratégias de engajamento, é preciso possuir uma comunicação de altíssima qualidade para que as informações sejam entregues e absorvidas de forma impactante e satisfatória. E para obter uma comunicação e atendimento memorável, conheça mais sobre a TALLOS acessando seu site!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga nossas redes sociais

Conteúdos Relacionados

Veja mais

Posts relacionados