O que é funil de vendas e como aplicá-lo para o sucesso do seu negócio?

O que é funil de vendas e como aplicá-lo para o sucesso do seu negócio?

Sumário

É preciso estar sempre atento em como anda a estratégia de sua empresa em relação às vendas e a jornada do cliente em sua empresa. 

O funil de vendas nada mais é que uma representação de etapas que um possível cliente passa, desde: o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda, ou seja, antes, durante e após a compra do produto ou serviço. 

É importante entender o que é funil de vendas, quais são as etapas e gatilhos de sua empresa em relação ao funil de vendas e se está alinhado com a jornada de compra de seu cliente. Sendo assim, confira a seguir tudo sobre o funil de vendas para sua empresa. 

O que é funil de vendas? 

O funil de vendas, também chamado de “pipeline”, é um modelo estratégico que mostra toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa, até sua primeira compra, como durante e após o fechamento do negócio. 

O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas e gatilhos, que tem como objetivo, oferecer todo o suporte à jornada de compra das personagens de uma determinada organização. 

Em outras palavras, o funil de vendas é uma representação do caminho que o cliente percorre até o fechamento de uma compra. 

Como funciona?

A realização de uma compra acontece em etapas. Isso porque, ao longo de sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam o quão próximo ele realmente está de realizar uma compra. 

No funil de vendas, é possível observar todos os passos do cliente, como: 

  • A primeira vez em que o cliente ouviu falar da solução do seu problema pela primeira vez;
  • A primeira pesquisa realizada sobre o item em questão;
  • A compra propriamente dita;
  • A recomendação que ele oferece depois de usar aquele determinado produto. 

Quando um cliente que acabou de descobrir um produto interessante e de possível compra, por exemplo, está menos disposto a comprar o produto do que um que já realizou pesquisas e avaliações em seu site a respeito daquela mercadoria. 

Quais são as etapas do funil de vendas? 

O funil de vendas encontra-se dividido em até três etapas e são conhecidas pelas siglas: ToFu, MoFu e BoFu. Confira-os a seguir:

Topo – O aprendizado e a descoberta

O topo do funil conhecido com a sigla “ToFu” (em inglês – top of the funnel)é chamada como a etapa da consciência. Isso porque, até aqui o cliente era indiferente em relação a sua própria necessidade ou problema. 

Até este momento o cliente não buscava por nenhum tipo de produto ou serviço, isso porque ele desconhecia que existia esse tipo de demanda. Entretanto, quando se tem o primeiro contato com a empresa, o consumidor passa a compreender que há esse gap e passa a estudar sobre ele. 

Este é o momento perfeito para se colocar em pé como um especialista. 

Você deverá fornecer materiais que auxiliem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por inteiro. 

Dessa forma, qualquer problema ou dúvida  que ocorrer, logo o consumidor irá procurar você. 

Sendo assim, quando a dúvida se faz presente, é importante que na hora de instruí-la, você ofereça materiais ricos na tentativa de convertê-las em leais e fazê-las andar no topo do funil. 

Meio – O reconhecimento do problema e a consideração de solução

O que marca a grande passagem da primeira etapa do topo do funil para o meio do funil, MoFu (em inglês – middle of the funnel) está no reconhecimento do problema. 

Trata-se do cliente que já leu tudo sobre o assunto e admitiu que realmente possui uma demanda. Agora, ele busca adicionar formas de saná-las e é o papel da empresa apresentar as melhores dicas e técnicas que possam ajudá-lo. 

Nessa segunda etapa do meio do funil, geralmente a empresa lida com as leis, pessoas que interagem com seu conteúdo e fornecem informações básicas de contato em troca do acesso de algum tipo de conteúdo. 

Como o lead não encontra uma solução correta para seu determinado problema, ele considera várias possíveis soluções, inclusive a compra de um serviço. Mas, possui dúvidas se essa, é de fato, a melhor e mais correta opção para a sua situação. 

Fundo – A decisão de compra

Finalizando as etapas do funil de vendas, o fundo do funil, com a sigla BoFu (em inglês – bottom of the funnel) . Um cliente consegue identificar que não será possível resolver seu problema sozinho e já percebeu que precisará contratar um serviço. 

Se você seguiu o processo de forma correta até aqui, já é conhecido por ela como referência de mercado e alguém em que ela pode, de fato e verdadeiramente, confiar para fechar um negócio. 

Logo, é este o momento ideal para dar aquele passo e mostrar que você é o parceiro ideal para ele. 

Depois de algumas comparações com outras empresas, o cliente vai escolher qual acredita ser a alternativa ideal e fechará o funil de vendas, realizando a compra e transformando-se enfim em cliente fixo. 

Qual a importância do funil de vendas? 

Muitas empresas possuem a seguinte linha de pensamento: “Eu consigo acompanhar todos os dias e cada passo que os meus clientes fazem, possuo uma lista com vários contatos com endereço e muito mais, faço bastante postagens nas redes sociais e sei de cor o começo mensal de visitantes em meu site”. 

É algo bastante interessante, de fato! Porém, se você pensa que seguindo esta mesma linha de pensamento, conseguirá aumentar seu volume de vendas, sinto muito, mas é possível que você esteja muito enganado. 

Observe que, a cada novo dia, as pessoas estão tornando-se cada vez mais exigentes, sendo assim, elas demandam os melhores serviços e produtos possíveis, exigem atendimento de altíssima qualidade e necessitam de prestadores de serviço que, realmente, se adequam às suas necessidades. 

Estar sempre acompanhando os seus clientes e monitorando o tráfego, é importante. Mas, é preciso que você percorra ainda mais além e descubra os reais motivos que levam os seus consumidores a optarem ou não pela sua empresa. 

Para descobrir como os clientes chegam até você, o que eles pesquisam sobre sua solução e quais as dúvidas que possuem no momento da compra, é fundamental que você conheça as melhores técnicas de marketing e vendas, e assim construa um funil focado em atrair cada vez mais pessoas e transformá-las em reais compradores e fiéis. 

Como aplicar um funil de vendas para o sucesso da empresa?

Agora que foi possível entender e aprofundar-se mais sobre o funil de vendas, que tal ir para a prática? É possível aplicar o funil de vendas em três passos para o sucesso de sua empresa:

1. Mapeia toda a jornada de compras

O principal foco é descobrir quais são as necessidades, comportamentos e níveis de comunicação e dinâmica de seus leads. 

Se você realiza uso de plataformas digitais como sites, blogs, lojas virtuais ou redes sociais, busque refinar as informações e entender como cada canal auxilia alguém para mover-se ao topo do funil. 

2. Defina os Milestones do processo de vendas

Concluído a primeira etapa, é hora de definir os principais marcos que representam as viradas de estágio, como: “em qual momento meu lead descobre que precisa implementar uma solução para o problema?” “Ele consegue chegar até esse estágio sozinho?” Ou “como podemos garantir que ele atinja esse estágio?” 

Respondendo todas essas perguntas, teremos os Milestone da jornada de compra e do processo de vendas, que devem ser os mesmos. 

3. Defina as etapas do funil de vendas

Essa etapa deve ser planejada com o objetivo de entregar todo e o maior suporte possível à jornada de compra, entregando o valor necessário para o potencial cliente avançar. 

Nessa etapa, deverão ser observados gatilhos claros de passagem entre as etapas, fazendo com elas signifiquem a mesma coisa para diferentes pessoas e concretizem o objetivo de trazer previsibilidade do funil.

Usar o funil de vendas, possibilita que as áreas de marketing de conteúdo e vendas trabalhem de forma alinhada, juntas e previsíveis, gerando assim, mais eficiência na aquisição de clientes e escalabilidade no processo.

Sendo assim, conheça a TALLOS, a melhor forma de melhorar o atendimento com seus clientes oferecendo-os uma comunicação de qualidade e transformando-os em clientes satisfeitos. Conheça, também, o modelo de Funil de vendas da TALLOS. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Para quem gosta e deseja uma empresa mais estruturada e organizada em relação ao atendimento ao cliente, é preciso adquirir um funil de vendas adequado para sua empresa. 

O funil de vendas, possui um modelo estratégico que mostra toda uma jornada percorrida pelo cliente, desde seu primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio. 
É por isso que há uma grande importância em possuir um excelente modelo estratégico como um funil de vendas, e é por isso que a TALLOS passa a ser uma excelente opção para adquirir para sua empresa. Sendo assim, acesse o site e saiba mais!

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