O que é gatilho mental e como usar com seu cliente

O que é gatilho mental e como usar com seu cliente

Sumário

No mundo do mercado, é preciso está em constante busca pela inovação, novas formas de atrair o cliente para cada vez mais perto da marca e produtos, novas formas de conquistá-lo e novas formas de satisfazê-lo. 

O gatilho mental é um excelente método para isso, é uma boa estratégia a ser aplicada dentro de uma empresa. 

Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão. Se você possui uma empresa, é essencial ter consciência desses gatilhos e entender quais e de que forma podem ser usados nos momentos-chave da negociação. 

Sendo assim, confira a seguir tudo sobre gatilho mental e como usá-lo com seus clientes!

O que é gatilho mental?

Os gatilhos mentais, são agentes externos capazes de provocar, estimular, uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto de forma prazerosa. 

Ou seja, são estímulos que agem diretamente no cérebro de forma a encorajá-la a determinadas situações. Porém, não se trata de hipnose ou algo do tipo, pois a base dos gatilhos mentais está na psicologia. 

Psicologia

Sabe-se bem que o cérebro humano é repleto de mistérios que podem ser desconhecidos pela própria pessoa. Mas a ciência já tornou possível desvendar alguns desses mistérios. Como, por exemplo, sabe-se que a mente humana toma decisões com base em um contexto social e emocional. A parte racional, apenas surge depois, na tentativa de justificar a ação. 

Desse modo, um gatilho mental, quando ativado, pode provocar um sentimento favorável ou desfavorável.

Por este motivo, é preciso, é importante usar essa técnica com bastante responsabilidade e foco nos objetivos.  

Como os gatilhos mentais funcionam?

Existem vários tipos de gatilhos mentais, porém, vale descobrir e entender que os gatilhos funcionam como um despertador de emoções. Esse gatilho, pode fazer uma pessoa resgatar lembranças e reviver as mesmas sensações experimentadas no passado. Dessa forma, é bastante normal que se sintam motivadas e engajadas a agir de imediato. 

Como usar o gatilho mental com o cliente?

Na área de vendas e pré-vendas, a interação com o futuro cliente envolve um comprometimento relativamente alto. Como: uma reunião de uma hora com um consultor ou uma compra com um ticket elevado. É um tipo de decisão que levará tempo e será tomada de forma racional. 

O uso de gatilhos mentais poderá facilitar a tarefa de um pré-vendedor, na hora de realizar um agendamento, e de um vendedor, na hora de fechar uma negociação. Tomar decisões exige muito esforço, por mais que muitos não percebam no momento. Esses tipos de atalhos são chamados de heurísticas, e envolvem o focar em apenas um aspecto de problema complexo, ignorando todos os outros. As heurísticas interferem diretamente na tomada de decisão. 

Os gatilhos mentais são aplicações que ativam as heurísticas, como se, em um determinado momento de negociação, a empresa ativa o pensamento instantâneo no cliente ao aplicar algo. 

Gatilhos mentais no marketing

Por ser algo tão poderoso, os gatilhos mentais tornaram-se alvo dos profissionais de marketing, vendas e empresários em geral. Afinal, trata-se de uma ferramenta bastante eficaz para persuadir as pessoas e convencê-las a tomar uma boa decisão diante ao produto ou serviço. 

Além disso, são ferramentas bastante fáceis de serem colocadas em prática, sobretudo nos canais digitais. Em relação aos canais digitais, é importante destacar que, em 2019, as compras online tiveram um aumento de 22% em número de pedidos e por diante decorrente aos outros anos, o número apenas subiu cada vez mais. 

Se você não está presente nesses meios de canais e não faz uso de gatilhos mentais com seus clientes, é possível que esteja perdendo uma grande oportunidade de negócio. 

Sendo assim, se deseja que o público consuma mais de sua marca, é preciso que realize investimentos na estratégia. 

Tipos de gatilhos mentais

Existem vários tipos de gatilhos mentais, porém os mais utilizados e principais são:

  • Gatilho mental de escassez;
  • Gatilho mental de urgência;
  • Gatilho mental de autoridade;
  • Gatilho mental de reciprocidade;
  • Gatilho mental da prova social;
  • Gatilho mental do “Porquê”;
  • Gatilho mental da antecipação;
  • Gatilho mental da novidade;
  • Gatilho mental de relação dor x prazer. 

Os gatilhos mentais, tem como base principal algo importante e essencial em toda empresa: a comunicação. É possível observar que, toda boa comunicação estabelecida, gera bons resultados. E por isso apresentaremos a seguir a TALLOS, uma plataforma de atendimento digital ideal para sua empresa. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

O gatilho mental é uma excelente técnica que pode e deve ser usada em sua empresa, seja qual for a área de seu negócio ou estrutura de negócio, como: pequena, média ou grande porte. 

É uma forma de estimular o cérebro de forma a encorajá-lo e engajá-lo em determinadas situações e a realizar determinadas tarefas. E para auxiliar você nessa caminhada incrível, conte com a TALLOS para satisfazer ainda mais seus clientes no atendimento digital.

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