O que é Newsletter e qual sua importância?

O que é Newsletter e qual sua importância

Sumário

Com o uso de tecnologias nos dias de hoje, muitas empresas acreditam que o único canal de comunicação com os clientes suficiente são as redes sociais, mas na prática não é bem assim.

O email marketing, também cumpre o grande objetivo de trazer resultados valiosos e significativos quanto. E o Newsletter é um dos formatos mais comuns de Email Marketing e é um dos primeiros passos que muitas empresas dão ao iniciar um trabalho com canais, até porque, é uma excelente forma de engajar seus consumidores com sua marca. 

O que é Newsletter?

A Newsletter, traduzida para o português, significa “Boletim Informativo”, que nada mais é do que uma publicação fixa da empresa para seus clientes e potenciais clientes. Ou seja, é um email enviado sobre novidades e notícias da marca para cada um dos seus consumidores e possíveis clientes. 

Da mesma forma que os jornais e revistas, as newsletter tem periodicamente, linha editorial, linha visual, entre outras. E pode ser, inclusive, em formato de jornal, impressa, e enviadas por meios eletrônicos, como e-mail, por exemplo. 

Muitas das vezes, uma Newsletter é composta por indicações de artigos e novidades da empresa, sendo um ótimo formato de email para se relacionar com leads e clientes de forma “tranquila”. Ela reforça a marca e ao mesmo tempo impulsiona os leitores para outros canais da empresa, como Facebook e Twitter. 

Normalmente, são enviadas para toda a base de contatos de forma recorrente e costumam oferecer uma grande variedade de conteúdo. Isso faz com que a newsletter seja um tipo de e-mail que atinge leads em todos os estágios do funil de vendas e em momentos distintos de compra. 

Por ser notícias enviadas por e-mail, é bastante comum que muitos o confundem com o email marketing. Contudo, diferentemente do e-mail marketing, a newsletter é mais focada em produção de conteúdo que em vendas. 

Seu grande objetivo não é ser mala direta para estampar promoções e novidades da marca, mas sim para trazer informações relevantes ao público que se interessa por assuntos relacionados à empresa e seus produtos/serviços. Outro ponto interessante e exclusivo da Newsletter, é que ela não chega para pessoas aleatórias. 

Qual a importância de uma Newsletter?

Primeiramente, o principal motivo de criar uma newsletter, é a criação de uma ótima lista de e-mails. Quando sua empresa oferece um bom serviço de informação para seus consumidores, logo eles demonstram interesse em adquiri-lo e, inclusive, repassam as informações a ponto de trazer novos clientes a sua marca. 

Logo, é de grande importância que você empresa, consiga esses e-mails que uma assinatura feed RSS não consegue, pois:

  • A Newsletter é uma forma eficaz de comunicação com a sua audiência, aumentando cada vez mais a intimidade e boa comunicação com seus clientes. Geralmente, uma lista de contatos Newsletter, possui apenas, pessoas interessadas em seu negócio e que desejam receber novidades em seus e-mails;
  • Quando a empresa monta uma boa lista de e-mails, esta marca passa a possuir uma forma de se comunicar com seu público. As redes sociais poderão acabar com o tempo, mas a sua lista não. Além disso, é bastante raro pessoas mudaram seus endereços de e-mails, fazendo com que você sempre consiga relacionar-se com eles;
  • Sua lista de e-mails é o maior ativo do seu negócio, ou seja, é nela que encontra-se seu financeiro. 

Como criar uma boa newsletter?

Confira a seguir as melhores dicas para sua empresa criar um boa Newsletter:

Envie apenas o que for relevante

Como o grande objetivo e foco principal da newsletter encontra-se em manter o público mais pŕoximo do seu negócio, a primeira premissa é a de que você tenha conteúdo de qualidade a oferecer. 

Sua marca deve saber que tipo de assunto mais interessa ao seu público. Temas que respondam às principais dúvidas dos potenciais clientes da sua área de atuação. 

Uma Newsletter bem produzida e de conteúdo de qualidade selecionado com rigor, tende a tornar-se um grande ativo de longo prazo. 

Escolha bem o assunto

O grande responsável por uma boa taxa de abertura de e-mail, está no assunto da mensagem escolhida e enviada. Por isso, é importante dedicar um tempo para a elaboração de uma chamada atraente. O desafio é ser sucinto, objetivo e principalmente relevante para quem lê. 

Aposte um layout simples e prático

É de suma importância entender que, o HTML de um email não pode ser encarado da mesma forma que o HTML de um site. As complexidades na elaboração do template crescem bastante a chance de problemas na forma com cada serviço renderiza a mensagem e tornam mais frequente a quebra de layout. 

Uma boa dica a seguir para otimizar melhor suas mensagens, deixá-las bem estruturadas e enviá-las de forma ordenada para gerar um melhor conteúdo e envio assertivo para seu público, é a TALLOS. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Uma das principais características da Newsletter é que, para ter acesso, geralmente, é preciso que o usuário realize uma assinatura ou inscrição prévia para recebê-la. 

É por esse motivo, que a maioria desses e-mails contêm assuntos pelo qual o usuário já demonstra grande interesse, a ponto de querer mais notícias e consumir o produto ou serviço daquela determinada marca.  

Outro ponto essencial está na forma de comunicação da empresa para com seus clientes, e é nesta nesta hora que, há uma necessidade de uma comunicação muito bem otimizada e personalizada. E é por isso que a TALLOS é altamente recomendada e é de suma importância que, você empresa, acesse o site e conheça mais sobre a TALLOS.

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