O que é objeção de venda e como quebrá-las

O que é objeção de venda e como quebrá-las

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Trabalhar com vendas nem sempre foi uma tarefa fácil embora seja, de fato, uma área incrível. E lidar com clientes, pode ser uma caminhada um pouco lenta, o vendedor ao longo de sua caminhada poderá se deparar com a objeção de venda, por exemplo, e resta a pergunta: “E agora, o que fazer diante disso?” ou “Como quebrá-la?”

Quem trabalha com vendas, entende que todos os potenciais clientes têm objeções em vendas que podem impedir que ele adquira determinado produto. 

Conhecer as objeções em vendas é uma oportunidade de descobrir uma das prioridades, desafios, expectativas e objetivos dos leads. 

É o que faz com que você sirva ainda melhor os compradores, e esteja sempre em busca de atender cada um de seus interesses, tornando-os clientes satisfeitos e fidedignos à sua marca. 

Sem mencionar que, nada é mais perigoso para um negócio do que deixar objeções em vendas sem solução até a reta final de compra. Pois, quanto mais tempo o comprador permanece com uma opinião, mais forte essa ideia fica e mais difícil será derrubá-la.

É por isso que existe uma grande importância em contornar as objeções em vendas quanto antes, utilizando, principalmente, estratégias.  

Além disso, quanto mais o vendedor se esforçar para identificá-la mais fácil será encontrar a solução, conseguir contorná-la e aumentar sua confiança e suas vendas serão fechadas ainda mais rápido. 

Afinal, o que é objeção de vendas?

A objeção de vendas é um tipo de contestação do cliente, que pode ou não, atrapalhar na negociação da venda. Muitas vezes a objeção de vendas está atrelada à insegurança ou quantidade insuficiente de informação para que o negócio seja fechado. 

Tipos de objeção de vendas

Quem é vendedor já conhece ou ouviu bastante objeções de vendas, tais como: “está muito caro”, “eu não preciso disso”. Porém, saber de onde vem essa objeção, é um passo importante para avaliar como quebrá-lo ou até mesmo se é o momento de deixar esse potencial cliente em pausa e partir para uma nova negociação. Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais tipos de objeção de vendas mais comuns e suas origens:

  • Objeção latente: surge da vontade de não comprar, ou seja, está relacionada ao desinteresse pela compra. Normalmente não tem nada a ver com as condições da oferta, mas com o cliente não reconhecer que necessita de uma solução; 
  • Objeção enganosa: o objetivo é esconder a vontade de não efetivar a compra, desqualificando o vendedor ou produto;
  • Objeção concreta: são objeções no processo de vendas baseadas em argumentos objetivos, expressados com ética e muito respeito. É a garantia de uma negociação boa e saudável para ambos;
  • Objeção velada: É a não declarada que tem como base algum desconforto do cliente. Pode ser percepção de que seu produto não vale a preferência por um outro concorrente ou qualquer outra coisa que não deseja revelar;
  • Objeções em série: são várias objeções, uma em sequência da outra. Esse tipo de objeção quer dizer que há algo de errado na percepção do cliente e que a objeção precisa ser tratada isolada. 

Como quebrar a objeção de vendas?

Confira 4 ótimas dicas de como quebrar facilmente de forma aplicada a objeção de vendas:

  1. Antecipe-se: Pense antecipadamente quais são as possíveis objeções nesse caso e quais são as mais comuns nesse perfil de cliente. Quanto mais preparado, menos surpresas aparecerão e mais argumentos terá para superar a objeção;
  2. Explorar e detalhar: É fundamental entender antes de responder. Realize perguntas – explore a objeção e ganhe mais tempo. Faça perguntas abertas e explore o que há por trás da objeção. Descubra a importância da objeção e explore possíveis soluções de forma hipotética;
  3. Utilize o seu valor para tratar a objeção: Ao encontrar uma objeção no cliente, você pode ceder ao que o consumidor está pedindo ou demonstrar seu valor para responder àquela objeção;
  4. Tenha empatia: Como vendedor, ter empatia com o cliente, é reconhecer mais a fundo o seu problema e suas necessidades para oferecer não apenas o que você quer vender, mas sim, a melhor solução para o cliente. 

Essa é a base concreta para a construção de uma boa relação de confiança, o que garantirá boa parte do sucesso de venda.

Uma outra excelente dica, é a TALLOS no seu atendimento digital, transformando a comunicação de sua empresa e satisfazendo seus clientes, evitando assim, a objeção de vendas. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Objeções de vendas são barreiras colocadas pelos clientes diante de uma proposta de negócios realizada, que certamente, muitas pessoas já utilizaram uma delas no papel de consumidor.

Ou seja, são contra-argumentos utilizados por potenciais compradores para negar ou adiar a finalização de um negócio. Trata-se de uma situação cotidiana na vida dos vendedores, e por isso foram criadas técnicas para quebrá-las ou contorná-las, assim como as dicas acima. 

E para ajudar sua empresa a realizar uma boa comunicação no atendimento ao cliente, conte com a TALLOS como a aliada perfeita para essa jornada.

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