Na caminhada para convencer o cliente a consumir um determinado produto ou ideia, quem sai na frente é quem sabe como fazer um pitch de vendas de altíssima qualidade.
Ou seja, para fazer o seu negócio decolar, é preciso que haja um discurso de vendas curto, interessante e convincente. É como ativar o gatilho mental do seu cliente a consumir a solução para o seu problema.
Afinal, o que é pitch de vendas?
A palavra “Pitch”, é um termo inglês bastante utilizado no meio da tecnologia, referindo-se a um discurso ágil no qual você vende os benefícios do seu produto ou serviço de forma concisa.
É possível ouvir bastante no “pitch de elevador”, por exemplo, uma pequena apresentação do seu negócio que poderia convencer um potencial cliente ou investidor em poucos minutos, como a duração do trajeto de um elevador.
O pitch de vendas é o discurso utilizado na abordagem comercial, de modo a torná-la mais objetiva e certeira. Levando pontos-chave em consideração, o pitch gera um impacto imediato, provocando o interesse e a identificação do ouvinte pela solução oferecida.
Construir um pitch de vendas de qualidade envolve mesclar os gatilhos, perguntas e informações certas para o momento da abordagem, levando em consideração o estágio da jornada em que o cliente está.
Qual a importância do pitch de vendas?
Todo pitch de venda tem o poder de definir o futuro do lead dentro do funil de vendas. Contudo, se não for realizado da forma correta, esse potencial todo poderá ser destruído tanto na primeira tentativa quanto na negociação final com o cliente.
Um bom exemplo seria fazer uma ligação para um cliente sem conseguir atrair sua atenção e o interesse dele para o seu produto ou serviço.
Um outro ponto é que, caso chegasse à negociação final, não conseguiria gerar valor suficiente para a “batida final de martelo”.
Não importando o caso, a verdade é apenas uma: o principal caminho para entender como fazer um pitch de vendas matador, é manter o lead engajado em todas as etapas do funil.
Como fazer o pitch de vendas?
Após entender o que é pitch de vendas e qual a sua importância, confira a seguir como colocá-lo em prática.
Estude o seu público-alvo
O ponto de partida de um pitch de vendas de qualidade, é a conexão com a audiência. Faça pesquisas sobre seu público para obter todas as informações necessárias.
Tenha olhos atentos também para o segmento de mercado no qual se encaixam, na estratégia de vendas e no público-alvo. Evite suposições e não trabalhe, jamais, com achismos.
É com base nos dados que coletar que o pitch de vendas começa a tomar forma.
Trace um objetivo
Para seguir adiante, tenha em mente um objetivo que possa responder à seguinte pergunta: “porque criar um pitch?”
A resposta deve funcionar como um foco para que a apresentação tenha um embasamento e propósito definido, inclusive, para que não se perca na explanação, é claro.
Ter um objetivo amplo, é a melhor forma de fazer os espectadores entenderem exatamente o que você busca. Dessa forma, as chances de que tomem a atitude que você deseja, aumenta.
Ofereça soluções personalizadas
Partindo do princípio de que já conhece seu público e entende as necessidades, é importante oferecer soluções personalizadas para ela. Sendo assim, busque adaptar as informações que vai apresentar para dar foco aos pontos mais estratégicos para esse público.
Foque em resolver as dificuldades do comprador e se mostre como um aliado forte para ajudá-lo a atingir os objetivos dele.
Quebre objeções
Por mais que as objeções apareçam em algum momento de negócio, não se desespere, pois é super natural sua aparição e fazem parte do processo comercial. Neste momento, respire fundo e prepare-se para enfrentar resistências como: “preciso pensar” ou “só consigo tomar essa decisão futuramente”.
De modo geral, as objeções acontecem pelas seguintes razões:
- Muitas pessoas envolvidas no processo de decisão;
- Falta de dinheiro;
- Falta de confiança na oferta;
- O espectador não entendeu até certo ponto que precisa da solução.
A melhor forma de lidar com elas é se preparar ao máximo para contorná-las.
Uma excelente forma de saber como estabelecer uma excelente comunicação com o cliente de forma que atraia mais leads, torne-os em cliente satisfeitos e fidedigno, é através da TALLOS.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O pitch tem como objetivo vender depressa e de forma estratégica, determinada ideia para clientes, investidores, parceiros ou sócios. O grande propósito é apresentar as informações em um período de até 8 minutos, geralmente. Por isso, ele deve ter apenas as informações diferenciadas e essenciais.
E para auxiliar sua empresa nessa jornada, conte com a TALLOS como sua aliada na hora de realizar uma comunicação de qualidade com seus clientes.