Dentro de uma gestão de projetos, o PMBOK torna-se uma ferramenta necessária e fundamental. Isso ocorre, simplesmente, por conter uma variedade de boas práticas que auxiliam gestores e colaboradores na execução das tarefas que fazem parte de um projeto.
Para as empresas que visam e buscam as melhores formas de organizar, padronizar e priorizar as tarefas, para obter um excelente resultado e por consequência ganhar a satisfação de seus clientes, é necessário conhecer mais sobre o PMBOK e sua importância para a gestão de uma empresa. Confira a seguir tudo sobre o PMBOK!
Afinal, o que é PMBOK?
O PMBOK significa “Project Management Body of Knowledge”, de forma traduzida para o português, significa “Conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos”. Trata-se de um guia publicado pelo PMI – Project Management Institute – desde 1987 com o objetivo principal de reunir o conjunto de melhores práticas de gestão de projetos. Esse guia foi criado com o objetivo de indicar boas práticas no gerenciamento de projetos.
As orientações do Guia PMBOK® não devem ser seguidas à risca, já que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais projetos de gerenciamentos.
O guia PMBOK, é um tipo de enciclopédia que fala sobre gerenciamento de projetos publicados. Suas publicações, são regularmente revisadas pelo PMI a cada 4 anos.
É de suma importância mencionar que, o guia PMBOK, não é uma metodologia em si, uma vez que, o PMBOK não dispõe de abordagens distintas de acordo com o tipo e projeto. O guia consiste em um padrão que reconhece e define a área de conhecimento, processos e ferramentas.
Metodologia x PMBOK
Para que não ocorram dúvidas ou confusões quanto ao guia PMBOK e a metodologia, é preciso deixar explícito a diferença entre o PMBOK e a metodologia. Sendo assim, confira a seguir o que diferencia o Guia de uma metodologia:
PMBOK
Guia de orientações gerais sobre o gerenciamento e que não pode ser seguido à risca, a depender das particularidades de um projeto.
Metodologia
É caracterizada por fazer abordagens mais específicas, como por exemplo, o Scrum, que é amplamente usado no desenvolvimento de software, promovendo, dentre outras coisas, a entrega contínua de funcionalidades de uma aplicação, bem como uma maior interação interna entre os colaboradores e destes para com os clientes.
Qual a importância do PMBOK?
Ao entender o que é o PMBOK, passa a ser possível conhecer as melhores práticas de gerenciamento de projetos, podendo assim, aplicá-las em inúmeras áreas de atuação. Esses conceitos podem ser introduzidos em processos simples e que fazem parte do cotidiano da empresa, como por exemplo, a criação de um novo software ou a gestão do setor de relacionamentos humanos.
O PMBOK também facilita a:
- Padronização das atividades;
- Melhoria do fluxo de informações e dados;
- Mitigação de riscos;
- Aumento dos lucros;
- Controle dos prazos de entrega;
- Redução de despesas.
Onde aplicar o PMBOK?
Sabe-se que, as melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no guia PMBOK, podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, da equipe envolvida, dos prazos e orçamentos.
É bastante comum que certos projetos não sejam percebidos como tais, de formas a não serem gerenciados como realmente deveriam. A partir disso, é importante atentar-se para o fato de que os projetos fazem parte do cotidiano, tanto que todos lidam com eles a todo instante, ao:
- Criar um novo meio de transporte;
- Construir um prédio ou instalação;
- Desenvolver um site;
- Conduzir uma campanha publicitária;
- Implementar um software;
- Organizar uma festa de aniversário.
Benefícios do PMBOK para a empresa?
A princípio, é possível considerar que a comunicação entre os colaboradores melhora, uma vez que estes estão cientes das boas práticas gerenciais a serem adotadas. A padronização das atividades é um outro benefício do guia do PMBOK, visto que, essa procura por uniformidade é um ponto bastante enfatizado no guia.
Além dos benefícios apresentados, é necessário cita:
- Cumprimento de metas;
- Otimização de processos;
- Maior previsibilidade;
- Priorização de atividades;
- Uso mais otimizado de recursos;
- Tratamento de riscos.
Entender o que é, a importância, como usar e suas vantagens, é de suma importância para os colaboradores e gestores, pois os auxiliam em a pôr em prática uma gestão de altíssima qualidade, organizada e bem estruturada. E para você empresa que almeja conhecer uma forma de gerar um melhor e maior desenvolvimento em seu negócio, conheça a TALLOS a seguir:
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O guia prático PMBOK, trata-se de orientações gerais e que abrange tudo sobre gerenciamento de uma empresa, em prol de uma gestão mais bem estruturada e organizada. É possível considerar que a comunicação entre os colaboradores melhora, uma vez que, estes ficam cientes das boas práticas gerenciais a serem adotados pelo guia PMBOK.
Sendo assim, para complementar essa gestão em prol de uma melhoria na gestão da empresa, nada melhor do que aliados, capazes de fazer fluir cada vez mais a boa relação de cliente e empresa, não é mesmo?
Dessa forma, é possível, inclusive, fazer a empresa ter maior visibilidade gerando uma empresa rumo ao crescimento através de uma boa comunicação. Logo, acesse o site da TALLOS para saber mais!