O que é segurança da informação e qual a sua importância?

O que é segurança da informação e qual a sua importância?

Sumário

A segurança da informação é um dos temas de maior relevância no contexto corporativo nos dias atuais. E por esse motivo, merece toda a atenção por parte dos gestores e líderes da empresa. 

Por haver uma grande necessidade de se obter dados e informações imprescindíveis para as organizações, passa a ser crucial implantar procedimentos de segurança da informação com o objetivo de prevenir riscos. 

Nos dias atuais, ações maliciosas voltadas à invasão de sistemas empresariais, quebra de sigilo de dados e ataques cibernéticos estão em alta, e as ações hackers são sempre prejudiciais, tanto para imagem da empresa, dos prejuízos causados e dos dados divulgados. 

Nesse sentido, empresas que não seguram o aparato necessário para se proteger certamente estão colocando as suas atividades em risco e prejudicando a segurança de dados de clientes. 

Isso tudo pode acabar gerando prejuízos, tanto no bolso como na imagem da empresa. 

Trata-se de um tema de grande importância, afinal, 5% dos arquivos das empresas estão devidamente protegidos, conforme pesquisa. E para ajudar você a entender mais sobre a segurança da informação, confira nosso post até o final. 

O que é segurança da informação?

Segurança da informação trata-se do conjunto de ações para proteção de um grupo de dados importantes e as informações presentes. O principal objetivo das práticas de segurança da informação é: proteger tais dados de ataques digitais, de desastres tecnológicos ou de falhas humanas, respeitando os critérios de confiabilidade. 

Diferente do que muitos podem pensar, a segurança da informação não está relacionada apenas a computadores, celulares, sistemas e arquivos digitais. Além do mundo da informática, a segurança da informação pode incluir pessoas, documentos impressos e ambientes. 

  • Pessoas: existem colaboradores que não têm acesso liberado das informações confidenciais. Portanto, uma possível medida de segurança é submeter a pessoa a um termo de confidencialidade, através do quanto ela se compromete formalmente a manter o sigilo. 
  • Documentos impressos: em departamentos financeiros de empresas, é bastante comum que sejam administrados documentos como boletos, notas fiscais e cópias de contratos. Se ocorrer extravios, a empresa pode sofrer diversos impactos graves, como multas e processos judiciais. Para evitar tais ocorrências, uma boa solução é a manipulação dos documentos mais importantes através de inventários, que registram todo o controle destes ativos. 
  • Ambientes: existem ambientes dentro das empresas em que geralmente circulam informações relacionadas a altos níveis de confidencialidade. Salas de reuniões, departamento de TI e setor financeiro, por exemplo. Para manter a segurança, o controle de acesso é um dos melhores caminhos. 

Qual a importância da segurança da informação?

Está bastante claro que a segurança da informação é de grande importância para as empresas, não é verdade?

Ser hackeado não é apenas uma ameaça direta aos dados confidenciais das empresas. 

Uma situação dessa também pode arruinar seus relacionamentos com os clientes e até mesmo colocá-los em risco legal. 

O fato é que, independente do seu negócio ser pequeno ou uma grande multinacional, ele depende de sistemas computacionais todos os dias. E não há como relegar essa realidade. 

Cada dia mais, as empresas estão migrando seu negócio para o ambiente online, não só em relação a vendas, mas toda a sua operação, e isso faz com que o último ano, com a ascensão do home office, houve um grande número de casos de invasões em empresas brasileiras. 

Com as novas tecnologias, de carros autônomos a sistemas de segurança domésticas habilitados para internet, os perigosos do crime cibernético se tornam ainda mais sérios. 

Sem políticas adequadas para garantir a segurança, os riscos de acessos indesejados, quebra de sigilo e fraudes nas comunicações são problemas constantes. 

Os dados, nos dias atuais, ocupam a posição de verdadeiros ativos para as empresas, sendo eles indispensáveis para a tomada de decisão, para o relacionamento com o cliente e para a gestão empresarial como um todo. 

Logo, algo que é tão importante merece uma proteção robusta, já que indivíduos mal intencionados reconhecem o valor desses dados e vão querer apropriar-se deles para tirar algum tipo de vantagem. 

E para ajudar você a cuidar melhor da segurança de informações da sua empresa, conheça a seguir a TALLOS.

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Proteja bem seus dados com a melhor plataforma de atendimento digital do Brasil e obtenha o melhor do Omnichannel com a TALLOS, acesse agora mesmo nosso site!

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