O Omnichannel no Brasil tem revolucionado o mercado como um todo, não importando o porte e segmento.
Saiba que o conceito de Omnichannel vai muito além de manter seu atendimento em diferentes canais, sendo na verdade uma estratégia que utiliza da empresa para melhorar seus serviços, sejam elas online ou offline.
Essa estratégia tem beneficiado as empresas de todos os ramos e portes, isso porque, utilizar o melhor do atendimento personalizado como uma forma de fidelizar, atrair e encantar clientes.
É uma estratégia que tem como resultado melhorar a experiência dos clientes com a sua marca, ampliar a satisfação dos seus consumidores e até aumentar as taxas de conversão. Portanto, conheça mais sobre o Omnichannel no Brasil.
O que é Omnichannel?
Omnichannel é uma estratégia em que os canais de uma empresa estão todos integrados. Nesse contexto, podemos falar de canais de venda, de atendimento ao cliente e de marketing.
O termo Omnichannel significa “Todos os Canais”. Seu prefixo “Omni” vem do latim “Tudo”, ao passo que “Channel” quer dizer “Canal” em inglês.
Nesse sentido, o omnichannel pressupõe que a experiência de um cliente com uma marca seja contínua, independentemente do canal pelo qual o contato seja estabelecido.
Por exemplo, um cliente que compra pela internet e retira na loja está comprando em uma empresa que tem os canais online e físicos integrados. Alguém que tira uma dúvida pelo chat, depois entra em contato pelo telefone e não precisa explicar seu problema outra vez, está recebendo um atendimento omnichannel.
Vantagens do atendimento Omnichannel
O atendimento Omnichannel no Brasil tem resultado em grandes benefícios para as empresas em todo Brasil. Sendo assim conheça algumas das maiores vantagens de adotar essa estratǵia:
Melhor infraestrutura tecnológica
A primeira vantagem de implementar a estratégia omnichannel em sua empresa é o aprimoramento da infraestrutura tecnológica.
Isso porque é preciso investir em uma plataforma de atendimento omnichannel que possui recursos e ferramentas, que além de melhorar o atendimento do clientes, proporciona melhora na integração e colaboração entre os funcionários e processos mais ágeis, que também garantem o aumento da produtividade.
Maior volume de atendimento
Por falar em produtividade, a estratégia omnichannel promove um maior volume de atendimento a partir da tecnologia, já que uma plataforma omnichannel garante inteligência de dados e diversificação de canais, o que propicia que um mesmo operador realize mais de um atendimento, ao mesmo tempo.
Além disso, ainda existem os chatbots que podem realizar um primeiro atendimento e resolver questões mais simples e burocráticas, de forma mais ágil e personalizada.
Assim, os clientes ficam mais satisfeitos com a jornada de atendimento, bem como sua empresa garante maior produtividade por parte da equipe sem que seja necessário contratar operadores.
Crescimento da satisfação dos clientes
A partir da diversificação de canais e comunicação personalizada, disponibilizadas pela estratégia omnichannel, de acordo com as preferências de cada um, sua empresa atende às expectativas dos clientes, cada vez maiores em um universo corporativo competitivo e sofisticado, e garante aumento nas métricas de satisfação do consumidor.
Inteligência de dados
Utilizar a tecnologia pode ser um caminho para ter sucesso nas operações e o Omnichannel é prova disto. Uma série de informações, por exemplo, podem ser estudadas de modo a aumentar a satisfação e retenção de clientes.
A inteligência de dados é fundamental para conhecer mais sobre o público. Essa possibilidade ajuda a identificar as melhores formas de agir em cada situação e atingir bons resultados.
Velocidade na resolução de demandas
A modernidade das ferramentas quando utiliza o atendimento omnichannel viabiliza maior rapidez nos momentos em que os problemas mais necessitam de resolução.
Atuando de forma integrada, essas soluções dispõem de informações sobre os usuários que são essenciais para tomadas de decisão, bem como garantem maior agilidade por contar com opções de respostas prontas.
Exemplos de Omnichannel no Brasil
Conhecer as empresas que estão utilizando essa estratégia no Brasil é uma ótima forma de entender como implementá-la em sua empresa e, ainda, se inspirar para criar métodos únicos para a experiência de seus clientes. Conheça a seguir, alguns exemplos de Omnichannel no Brasil.
Magazine Luiza
A varejista Magazine Luiza está sempre entre os exemplos de cases de sucesso em diversas áreas, principalmente no que se refere à transformação digital, e isso inclui o atendimento omnichannel.
A marca voltou seus esforços para o marketing digital, usando a estratégia de integração de seus diversos canais para aumentar sua visibilidade online e, com isso, atrair mais clientes para suas lojas físicas.
Os clientes também ganharam a grande vantagem de poder comprar por um aplicativo exclusivo ou pelo computador e retirar em uma loja física e ganhar descontos exclusivos no programa de fidelidade da organização.
O Boticário
Outro case excelente de como utilizar canais em uma estratégia omnichannel é a de O Boticário. Uma de suas principais campanhas é integrar os canais digitais e físicos para oferecer amostras de produtos aos usuários.
Ao lançar um novo produto, o Boticário permite que os clientes façam cadastro online mostrando interesse em ganhar uma amostra. Esse cadastro é divulgado em redes sociais, e-mails e/ou anúncios de marca e, quando enviado, permite que o cliente passe em uma loja física para retirar o produto.
Então, que tal conhecer mais de perto o atendimento Omnichannel com a TALLOS e obter um atendimento de altíssima qualidade com todos os benefícios e vantagens que o omnichannel tem a oferecer?
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O Omnichannel é uma excelente estratégia para as empresas que desejam fidelizar clientes, atraí-los e crescer seu negócio por meio do atendimento personalizado. E com a TALLOS isso é possível. Acesse o site da TALLOS agora mesmo e obtenha o melhor do Omnichannel.