WhatsApp API: passo a passo para implantar

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Se você chegou até aqui é porquê quer saber mais sobre o WhatsApp API. Neste artigo vamos te ajudar a entender como é o processo de implantação desta versão do aplicativo. Mas antes de começarmos o passo a passo, você realmente sabe o que é o WhatsApp API?

WhatsApp API

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil. Além de conectar amigos e familiares, ele também se tornou uma ferramenta poderosa de vendas. Para suprir essa demanda, o aplicativo criou duas versões: Business e Business API. Aqui, vamos falar apenas do WhatsApp Business API.

Com a versão API você tem acesso a diversas funcionalidades e vantagens. Lembrando: algumas delas só estão disponíveis para quem utiliza a versão oficial, que proporciona mais segurança para o seu atendimento.

  • Mais de um usuário atendendo ao mesmo tempo
  • Atendimento mais ágil e automatizado
  • Indicadores de atendimento
  • Segurança para o seu número
  • Base de clientes qualificada

Agora que você já sabe as principais vantagens de adquirir o WhatsApp API, chegou a hora de colocar a mão na massa. Abaixo, separamos os passos que você deve seguir para implantar essa versão na sua empresa.

1. Verificação do Facebook

Para começar, é preciso ter uma conta de anúncios no Facebook. Com isso, é possível fazer o gerenciamento de campanhas e anúncios, transformando a sua página em um espaço de negócios.

Depois de adquirir a conta de anúncios, crie o aplicativo para gerenciar integrações comerciais. Em seguida, utilize o ID do aplicativo para finalizar o processo e aguarde a verificação do Facebook, que dura em média duas semanas.

2. Verificação do WhatsApp

Agora que você já fez a verificação do Facebook, é hora de ir para o WhatsApp. Lembre-se: o processo precisa seguir essa ordem. Sem a verificação do Facebook, não é possível continuar. Aqui, o primeiro passo é solicitar a aprovação do número.

Fique atento!
Você só pode usar um número que ainda não foi utilizado em uma API de WhatsApp ou em um aplicativo de celular. Depois de adquirir a versão API, não é mais possível voltar para a versão Business ou de pessoa física.

Dicas importantes
Não esqueça de usar um nome de perfil de acordo com o nome da empresa, da página no Facebook Business Manager, site e razão social.

 

3. Integração com outras plataformas

Para utilizar o WhatsApp API de forma eficiente, a sua empresa vai precisar de uma plataforma de integração. Nós da TALLOS temos um time focado em oferecer soluções para relacionamento digital. Queremos te ajudar a encantar seus clientes com um atendimento mais humanizado, rápido e inteligente.

Construa conexões que transformam

Com a TALLOS você terá acesso a dashboards em tempo real, criação de chatbots sem códigos de programação, fluxos de automação de atendimento, inteligência artificial, análise de emoções e muito mais. Tudo integrado ao WhatsApp API.

Para informações detalhadas sobre a nossa plataforma, basta clicar aqui e entrar em contato com o nosso time de especialista em atendimento digital. Estamos preparados para te oferecer soluções inovadoras, práticas e inteligentes.

4. Padronização do atendimento

Se você chegou até aqui, estamos no caminho certo para um atendimento de qualidade. Com o WhatsApp API implantado, é hora de padronizar o seu atendimento seguindo as regras do aplicativo, que foram desenvolvidas para proteger a sua conta.

Esse processo deve ser feito com atenção, avaliando o perfil do seu cliente. Entenda o que ele espera, quais as suas necessidade e, depois, automatize as principais demandas.

Dicas importantes

Opt-in
Mensagem que é enviada ao cliente automaticamente, já no primeiro contato, contendo
um link padrão que, quando acessado, dá autorização para que a empresa continue a conversa de forma ativa.

Template
Mensagem que é enviada para o início de uma conversa, caso a sessão de 24 horas esteja encerrada. A sessão é aberta novamente após o cliente responder o template.

Janela de 24h
Fique atento com a janela de 24h. Se o seu cliente não interagir nesse período, a conversa não pode continuar. Procure estratégias para que isso não aconteça. Um bom exemplo é solicitar informações práticas, ajudando o cliente desde o primeiro momento.

5. Selo verde: bônus

O selo verde é uma possibilidade para a sua empresa. Esse é um bônus que traz mais
credibilidade para a marca, garantindo que os seus clientes se sintam seguros durante o atendimento. O WhatsApp adota critérios específicos para a obtenção dessa certificação. A empresa precisa comprovar todos os pré-requisitos. Lembrando: ele não é obrigatório.

Pré-requisitos para o selo verde:

  • Marca reconhecida pelo mercado
  • Uso de WhatsApp API Oficial
  • Presença significativa no Facebook, com bom engajamento em posts
  • Alto volume de mensagens recebidas pelo WhatsApp

Estamos aqui para ajudar a sua empresa

Além deste artigo, também produzimos um e-book gratuito com um passo a passo ainda mais detalhado e técnico sobre a implantação do WhatsApp API. Para adquirir é só clicar na imagem abaixo:

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