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Se você chegou até aqui é porquê quer saber mais sobre o WhatsApp API. Neste artigo vamos te ajudar a entender como é o processo de implantação desta versão do aplicativo. Mas antes de começarmos o passo a passo, você realmente sabe o que é o WhatsApp API?
WhatsApp API
O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil. Além de conectar amigos e familiares, ele também se tornou uma ferramenta poderosa de vendas. Para suprir essa demanda, o aplicativo criou duas versões: Business e Business API. Aqui, vamos falar apenas do WhatsApp Business API.
Com a versão API você tem acesso a diversas funcionalidades e vantagens. Lembrando: algumas delas só estão disponíveis para quem utiliza a versão oficial, que proporciona mais segurança para o seu atendimento.
- Mais de um usuário atendendo ao mesmo tempo
- Atendimento mais ágil e automatizado
- Indicadores de atendimento
- Segurança para o seu número
- Base de clientes qualificada
Agora que você já sabe as principais vantagens de adquirir o WhatsApp API, chegou a hora de colocar a mão na massa. Abaixo, separamos os passos que você deve seguir para implantar essa versão na sua empresa.
1. Verificação do Facebook
Para começar, é preciso ter uma conta de anúncios no Facebook. Com isso, é possível fazer o gerenciamento de campanhas e anúncios, transformando a sua página em um espaço de negócios.
Depois de adquirir a conta de anúncios, crie o aplicativo para gerenciar integrações comerciais. Em seguida, utilize o ID do aplicativo para finalizar o processo e aguarde a verificação do Facebook, que dura em média duas semanas.
2. Verificação do WhatsApp
Agora que você já fez a verificação do Facebook, é hora de ir para o WhatsApp. Lembre-se: o processo precisa seguir essa ordem. Sem a verificação do Facebook, não é possível continuar. Aqui, o primeiro passo é solicitar a aprovação do número.
Fique atento!
Você só pode usar um número que ainda não foi utilizado em uma API de WhatsApp ou em um aplicativo de celular. Depois de adquirir a versão API, não é mais possível voltar para a versão Business ou de pessoa física.
Dicas importantes
Não esqueça de usar um nome de perfil de acordo com o nome da empresa, da página no Facebook Business Manager, site e razão social.
3. Integração com outras plataformas
Para utilizar o WhatsApp API de forma eficiente, a sua empresa vai precisar de uma plataforma de integração. Nós da TALLOS temos um time focado em oferecer soluções para relacionamento digital. Queremos te ajudar a encantar seus clientes com um atendimento mais humanizado, rápido e inteligente.
Construa conexões que transformam
Com a TALLOS você terá acesso a dashboards em tempo real, criação de chatbots sem códigos de programação, fluxos de automação de atendimento, inteligência artificial, análise de emoções e muito mais. Tudo integrado ao WhatsApp API.
Para informações detalhadas sobre a nossa plataforma, basta clicar aqui e entrar em contato com o nosso time de especialista em atendimento digital. Estamos preparados para te oferecer soluções inovadoras, práticas e inteligentes.
4. Padronização do atendimento
Se você chegou até aqui, estamos no caminho certo para um atendimento de qualidade. Com o WhatsApp API implantado, é hora de padronizar o seu atendimento seguindo as regras do aplicativo, que foram desenvolvidas para proteger a sua conta.
Esse processo deve ser feito com atenção, avaliando o perfil do seu cliente. Entenda o que ele espera, quais as suas necessidade e, depois, automatize as principais demandas.
Dicas importantes
Opt-in
Mensagem que é enviada ao cliente automaticamente, já no primeiro contato, contendo
um link padrão que, quando acessado, dá autorização para que a empresa continue a conversa de forma ativa.
Template
Mensagem que é enviada para o início de uma conversa, caso a sessão de 24 horas esteja encerrada. A sessão é aberta novamente após o cliente responder o template.
Janela de 24h
Fique atento com a janela de 24h. Se o seu cliente não interagir nesse período, a conversa não pode continuar. Procure estratégias para que isso não aconteça. Um bom exemplo é solicitar informações práticas, ajudando o cliente desde o primeiro momento.
5. Selo verde: bônus
O selo verde é uma possibilidade para a sua empresa. Esse é um bônus que traz mais
credibilidade para a marca, garantindo que os seus clientes se sintam seguros durante o atendimento. O WhatsApp adota critérios específicos para a obtenção dessa certificação. A empresa precisa comprovar todos os pré-requisitos. Lembrando: ele não é obrigatório.
Pré-requisitos para o selo verde:
- Marca reconhecida pelo mercado
- Uso de WhatsApp API Oficial
- Presença significativa no Facebook, com bom engajamento em posts
- Alto volume de mensagens recebidas pelo WhatsApp
Estamos aqui para ajudar a sua empresa
Além deste artigo, também produzimos um e-book gratuito com um passo a passo ainda mais detalhado e técnico sobre a implantação do WhatsApp API. Para adquirir é só clicar na imagem abaixo:
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