WhatsApp API: passo a passo para implantar

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Se você chegou até aqui é porquê quer saber mais sobre o WhatsApp API. Neste artigo vamos te ajudar a entender como é o processo de implantação desta versão do aplicativo. Mas antes de começarmos o passo a passo, você realmente sabe o que é o WhatsApp API?

WhatsApp API

O WhatsApp √© o aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil. Al√©m de conectar amigos e familiares, ele tamb√©m se tornou uma ferramenta poderosa de vendas. Para suprir essa demanda, o aplicativo criou duas vers√Ķes: Business e Business API. Aqui, vamos falar apenas do WhatsApp Business API.

Com a versão API você tem acesso a diversas funcionalidades e vantagens. Lembrando: algumas delas só estão disponíveis para quem utiliza a versão oficial, que proporciona mais segurança para o seu atendimento.

  • Mais de um usu√°rio atendendo ao mesmo tempo
  • Atendimento mais √°gil e automatizado
  • Indicadores de atendimento
  • Seguran√ßa para o seu n√ļmero
  • Base de clientes qualificada

Agora que você já sabe as principais vantagens de adquirir o WhatsApp API, chegou a hora de colocar a mão na massa. Abaixo, separamos os passos que você deve seguir para implantar essa versão na sua empresa.

1. Verificação do Facebook

Para come√ßar, √© preciso ter uma conta de an√ļncios no Facebook. Com isso, √© poss√≠vel fazer o gerenciamento de campanhas e an√ļncios, transformando a sua p√°gina em um espa√ßo de neg√≥cios.

Depois de adquirir a conta de an√ļncios, crie o aplicativo para gerenciar integra√ß√Ķes comerciais. Em seguida, utilize o ID do aplicativo para finalizar o processo e aguarde a verifica√ß√£o do Facebook, que dura em m√©dia duas semanas.

2. Verificação do WhatsApp

Agora que voc√™ j√° fez a verifica√ß√£o do Facebook, √© hora de ir para o WhatsApp. Lembre-se: o processo precisa seguir essa ordem. Sem a verifica√ß√£o do Facebook, n√£o √© poss√≠vel continuar. Aqui, o primeiro passo √© solicitar a aprova√ß√£o do n√ļmero.

Fique atento!
Voc√™ s√≥ pode usar um n√ļmero que ainda n√£o foi utilizado em uma API de WhatsApp ou em um aplicativo de celular. Depois de adquirir a vers√£o API, n√£o √© mais poss√≠vel voltar para a vers√£o Business ou de pessoa f√≠sica.

Dicas importantes
Não esqueça de usar um nome de perfil de acordo com o nome da empresa, da página no Facebook Business Manager, site e razão social.

 

3. Integração com outras plataformas

Para utilizar o WhatsApp API de forma eficiente, a sua empresa vai precisar de uma plataforma de integra√ß√£o. N√≥s da Tallos temos um time focado em oferecer solu√ß√Ķes para relacionamento digital. Queremos te ajudar a encantar seus clientes com um atendimento mais humanizado, r√°pido e inteligente.

Construa conex√Ķes que transformam

Com a Tallos voc√™ ter√° acesso a dashboards em tempo real, cria√ß√£o de chatbots sem c√≥digos de programa√ß√£o, fluxos de automa√ß√£o de atendimento, intelig√™ncia artificial, an√°lise de emo√ß√Ķes e muito mais. Tudo integrado ao WhatsApp API.

Para informa√ß√Ķes detalhadas sobre a nossa plataforma, basta clicar aqui e entrar em contato com o nosso time de especialista em atendimento digital. Estamos preparados para te oferecer solu√ß√Ķes inovadoras, pr√°ticas e inteligentes.

4. Padronização do atendimento

Se você chegou até aqui, estamos no caminho certo para um atendimento de qualidade. Com o WhatsApp API implantado, é hora de padronizar o seu atendimento seguindo as regras do aplicativo, que foram desenvolvidas para proteger a sua conta.

Esse processo deve ser feito com atenção, avaliando o perfil do seu cliente. Entenda o que ele espera, quais as suas necessidade e, depois, automatize as principais demandas.

Dicas importantes

Opt-in
Mensagem que é enviada ao cliente automaticamente, já no primeiro contato, contendo
um link padrão que, quando acessado, dá autorização para que a empresa continue a conversa de forma ativa.

Template
Mensagem que é enviada para o início de uma conversa, caso a sessão de 24 horas esteja encerrada. A sessão é aberta novamente após o cliente responder o template.

Janela de 24h
Fique atento com a janela de 24h. Se o seu cliente n√£o interagir nesse per√≠odo, a conversa n√£o pode continuar. Procure estrat√©gias para que isso n√£o aconte√ßa. Um bom exemplo √© solicitar informa√ß√Ķes pr√°ticas, ajudando o cliente desde o primeiro momento.

5. Selo verde: b√īnus

O selo verde √© uma possibilidade para a sua empresa. Esse √© um b√īnus que traz mais
credibilidade para a marca, garantindo que os seus clientes se sintam seguros durante o atendimento. O WhatsApp adota critérios específicos para a obtenção dessa certificação. A empresa precisa comprovar todos os pré-requisitos. Lembrando: ele não é obrigatório.

Pré-requisitos para o selo verde:

  • Marca reconhecida pelo mercado
  • Uso de WhatsApp API Oficial
  • Presen√ßa significativa no Facebook, com bom engajamento em posts
  • Alto volume de mensagens recebidas pelo WhatsApp

Estamos aqui para ajudar a sua empresa

Além deste artigo, também produzimos um e-book gratuito com um passo a passo ainda mais detalhado e técnico sobre a implantação do WhatsApp API. Para adquirir é só clicar na imagem abaixo:

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