O WhatsApp é conhecido como um dos canais de comunicação mais utilizados no mundo todo, inclusive por empresas, que atualmente utilizam a versão Business, criada pelo aplicativo em 2018.
Essa nova versão entrega várias funções que possibilita às empresas realizarem um melhor atendimento ao cliente e de forma eficiente e ágil. O envio de mensagens em massa no WhatsApp é um dos exemplos.
Sobre o WhatsApp
O WhatsApp tornou-se um aplicativo de sucesso criado em 2009, com o objetivo de realizar trocas de mensagens entre pessoas a qualquer hora e local. Trata-se de uma ferramenta potente que abre portas para realizar envios de arquivos, chamadas de voz e vídeo, envios de fotos, entre outros.
Por se tratar de um aplicativo de comunicação de grande sucesso e de bastante uso, a plataforma visou a possibilidade de criar uma versão própria para empresas, nas quais passaram a querê-la como uma nova e grande oportunidade de realizar excelentes negócios via digital. Assim, surgiu o WhatsApp Business, criado para empresas de todos os portes, para realizar atendimento online e vendas de produtos e/ou serviços.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business é um aplicativo criado para proprietários de pequenas empresas que gerenciam volumes moderados de solicitações de clientes.
Este aplicativo possui a mesma interface do WhatsApp pessoal para consumidores, entretanto, oferece alguns recursos adicionais, como por exemplo: as empresas contam com um perfil comercial verificado para transmitir confiança aos clientes. Poderão configurar a opção “Catálogos”, o que é bastante vantajoso para as empresas, entre mais funções disponíveis.
Vantagens e desvantagens do WhatsApp
Confira as principais vantagens e desvantagens do WhatsApp a seguir:
Vantagens
- Agiliza a comunicação;
- Gera maior proximidade;
- Confere mais visibilidade;
- Usa catálogos de produtos;
- Cria links compartilháveis
- Personaliza etiquetas;
- Integra com o WhatsApp Web;
- Oferece funções extras.
Desvantagem
- Identificação via número de telefone pode ser problema;
- O sistema de backup pode ser ruim;
- Não é possível usar o aplicativo em vários dispositivos de forma independente;
- O gerenciamento de grupos pode ser pouco prático;
- A busca de mensagem deixa a desejar.
Passo a passo do envio de mensagens em massa no WhatsApp
O WhatsApp Business foi lançado em 2018, e essa versão foi aprimorada para que empreendedores possam gerenciar os atendimentos e estabelecer uma comunicação com sua audiência de forma profissional.
São várias as funções no WhatsApp Business que ajudam o empreendedor no seu dia a dia, uma delas é a lista de transmissão como envio de mensagens em massa no WhatsApp.
Ao configurar uma lista de transmissão é possível entender como enviar mensagens no WhatsApp.
Confira a seguir o passo a passo de como configurar uma lista de transmissão e enviar mensagens em massa para vários contatos ao mesmo tempo:
- Abra seu WhatsApp, toque em “mais opções”, clique em “Nova transmissão”;
- Escolha os contatos que você deseja adicionar à lista;
- Toque no botão de confirmação e pronto, sua lista de transmissão já está criada;
- Edite o nome da lista, colocando o nome com a característica das pessoas que estão na lista.
Criada a lista de transmissão, basta escrever a mensagem que deseja e enviá-la para seus clientes de forma rápida e simples.
INSERIR observação importante que para o envio de mensagens em massa funcionar o lead precisa ter o seu contato (empresa) salvo em sua agenda. Caso não tenha, a mensagem não será enviada.
Falar sobre os riscos de utilizar a mensagem em massa sem ser a versão API e colocar um hiperlink para algum post nosso sobre a API OFICIAL
E para auxiliar sua empresa a realizar um excelente envio de mensagem a ponto de encantar cada um dos seus clientes, conheça a TALLOS.
TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Estabelecer uma boa comunicação, é um passo essencial para o sucesso de uma empresa, transforma a forma como a equipe e clientes visualizam sua marca. Satisfazer o cliente no atendimento é uma excelente estratégia a ser elaborada pela marca.
Por isso, você pode contar com a TALLOS nesta jornada, como a aliada ideal para estabelecer uma comunicação plausível e satisfatória e controlar as métricas de atendimentos realizados e muito mais, acesse o site e confira!