Passos para montar uma newsletter para seu cliente

Passos para montar uma newsletter para seu cliente

Sumário

Para as empresas que buscam por uma boa forma de comunicação para manter sua marca em evidência e estreitar os relacionamentos com os consumidores, a estratégia ideal é a newsletter. 

Também chamada de boletim informativo, consiste na publicação periódica das empresas para assinantes e tem como objetivo principal, a divulgação de informações relevantes para os interessados, como por exemplo, a atualização de seus produtos e serviços, eventos importantes ou novidades no blog da empresa. 

Além de toda a eficiência e fama de ser um dos formatos mais populares de email marketing atualmente, é possível abordar todas as etapas do funil de vendas, captar leads e muito mais. Com toda sua versatilidade do formato, no entanto, é comum que surjam algumas dúvidas quanto a como montar uma newsletter. 

Se você já entende a importância do marketing de conteúdo e sabe que a newsletter é um componente fundamental dessa estratégia, que tal, conhecer os melhores passo a passo para montar uma newsletter de qualidade? Confira a seguir. 

Afinal, o que é newsletter?

A Newsletter pode ser traduzida como “boletim informativo” ou “periódico de novidades”. Esse formato de email normalmente, é utilizado exatamente com essa finalidade: trazer as últimas novidades para o cliente. 

Contudo, no marketing digital, a newsletter pode abranger demais estratégias distintas, como: 

  • Últimas notícias do setor em que a empresa atua;
  • Lançamentos de serviços e produtos novos;
  • Promoções sazonais;
  • Postagens mais lidas da semana no blog da sua empresa. 

Como a newsletter funciona?

Após selecionar o conteúdo da sua newsletter, basta decidir qual será a frequência de envio e começar a enviar. Essa é uma excelente estratégia para manter seus clientes e leads bem informados sobre tudo o que está acontecendo na empresa e setor. 

Uma outra vantagem da newsletter é que essa estratégia ajuda na nutrição de leads, deixando sua marca sempre em evidência. 

Dessa forma, quando um assinante precisar de algum produto ou serviço, logo lembrará da sua empresa. 

Como montar uma boa newsletter?

Para realizar envios de newsletter, antes de tudo, é necessário um bom planejamento, contando com as características certas em cada comunicação. Portanto, confira a seguir os passos para montar uma boa newsletter:

Defina seus objetivos 

Antes de tudo, é necessário e importante saber qual é o objetivo da sua empresa com essa comunicação, como:

  • Nutrição de leads;
  • Fidelização de clientes;
  • Geração de leads;
  • Conversões em vendas.

Dependendo do objetivo selecionado, a newsletter deverá possuir conteúdos, frequência e até mesmo templates diferentes. 

Segmente sua lista de leads

Um dos erros mais cometidos no email marketing é generalizar as comunicações. Automatizar esses processos é bem diferente de mandar a mesma mensagem para todos os contatos da sua lista. 

Há leads que já estão prontos para realizar compras, já outros precisam saber mais sobre seus produtos. Alguns, ainda não conhecem bem sua empresa e muito menos o setor. 

Ou seja, cada um desses contatos necessita receber um email que combine com sua necessidade.

A segmentação não deve parar por aí. Você pode dividir a lista de contatos por interesse e perfil, além de muitas outras variáveis.  Por isso, estude o que será melhor para sua empresa. 

Escolha o tipo, formato e teor do conteúdo

Quando você possui uma newsletter bem definida, pensar no tipo de conteúdo e no formato fica bem mais fácil. 

Se você deseja anunciar produtos da loja ou lembrar seus leads sobre as últimas novidades do blog, para ambas, é preciso escolher o formato e templates adequados. 

Esse é um dos passos onde sua empresa precisará dedicar um maior tempo. A chave para uma campanha de email marketing de sucesso é a criação de um bom conteúdo. 

É de grande importância trabalhar sempre com informações relevantes e textos originais. 

Use uma plataforma email marketing confiável e com bons recursos

Para distribuir as newsletter para seus contatos, é preciso contar com uma ferramenta de email marketing, e é bastante necessário estar atento, pois não é qualquer ferramenta de pode ser usada. Um bom exemplo de ferramenta de automação e e-mail marketing é a RD Station.

Otimize o texto para experiência do usuário e conversões

Pensar bem em como sua newsletter irá informar é tão importante quanto pensar no formato e na natureza do conteúdo. Pois, muitas otimizações podem ser aplicadas ao texto para pensar no formato e na natureza do conteúdo. 

Opte por um layout e design mais clean

A mesma regra do texto vale para o layout, em que, informação demais poderá desviar a atenção do objetivo da newsletter, além de não ficar esteticamente atrativa. 

Opte por templates mais modernos e clean, com bastante espaçamento entre imagens e textos. Dessa forma, tudo tem o destaque que merece. 

Avalie o uso de imagens e vídeos

É importante sempre utilizar recursos visuais nas comunicações de sua empresa. Afinal, eles ajudam a atrair a atenção e deixam o texto muito mais atrativo. 

Contudo, nas newsletter, é necessário estar bastante atento e tomar algumas devidas precauções. Nem todos os leitores de e-mails exibirão imagens e vídeos da mesma forma. Por isso, é fundamental contar com templates que estejam codificados e construídos da forma correta. 

Crie assunto de e-mails atrativos 

Não adianta criar a newsletter mais bem estruturada e com um conteúdo bastante interessante se o usuário não abrir sua mensagem, não é verdade?

Sendo assim, é preciso criar um título de qualidade, garantindo que o email seja visto na caixa de entrada e que incite o leitor a abrí-lo.  

Um bom título é curto e criativo, sem deixar de oferecer uma boa indicação sobre o conteúdo do email.

Faça testes A/B

Os testes A/B são comparativos de desempenho entre diferentes campanhas ou diferentes versões de uma determinada campanha. Nas newsletters, esse tipo de acompanhamento é fundamental. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Nunca é demais realizar uma revisão em todo o conteúdo produzido no e-mail, para enfim enviá-lo para os leads, isso poderá garantir um melhor direcionamento e uma aparência mais profissional. 

E para ajudar você na sua newsletter de qualidade, conte com a TALLOS como a aliada ideal para esta jornada de satisfação e encanto do cliente. Acesse o site e conheça mais do atendimento digital. 

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