O atendimento tem mudado todo o mundo do mercado, ainda mais quando todo o plano estratégico é muito bem elaborado e colocado em ação, como é o uso do atendimento digital.
Se você possui um negócio com operação digital, é preciso, e de grande importância, saber como oferecer uma boa experiência aos clientes, isso porque o sucesso da empresa irá depender disso. E um dos elementos que compõem essa experiência é o atendimento.
Portanto, confira no post de hoje, como melhorar o seu atendimento com uma plataforma de atendimento digital.
O que é atendimento digital?
O atendimento digital é caracterizado pelo uso de tecnologias, como a inteligência artificial e de outras ferramentas, para a comunicação com os clientes em meios digitais.
Este serviço é normalmente realizado em canais online, como as redes sociais, aplicativos e chat online. A melhor opção é a que mais se adequa à necessidade do cliente e às métricas de vendas da sua empresa.
No caso do atendimento digital automatizado, por meio de um chatbot, as respostas chegam de forma mais rápida para o consumidor e, assim, reduz os custos operacionais.
Qual a diferença do atendimento presencial para o atendimento digital?
As diferenças entre o atendimento presencial para o digital estão, principalmente, na forma em que eles se relacionam e lidam com as solicitações. O cliente virtual é ainda mais imediatista e informado, ainda mais nos dias atuais. Afinal, com apenas alguns cliques, o usuário passa a ter acesso a todos os seus concorrentes.
Isso acontece devido às compras e serviços online que vieram acompanhados com novos comportamentos dos consumidores, pois eles possuem todas as informações do que precisam na palma da mão. Com isso, a concorrência se torna ainda mais acirrada.
Em estabelecimentos físicos os clientes precisam atentar ao horário de funcionamento. Digitalmente, eles esperam por respostas 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, pois sabem que já existem tecnologias, com chatbots que permitem isso e tudo de forma rápida.
Uma outra diferença entre ambos, e que a empresa precisa ter cuidado é com o tom usado durante a conversa. Em um atendimento presencial é possível observar o atendente minuciosamente, ou seja, é possível entender se ele está entregando toda a atenção devida e se está sendo cordial.
Entretanto, no atendimento digital, cada pessoa pode interpretar as respostas escritas de uma forma diferente. Então, é preciso tomar cuidado com a forma que a conversa é levada.
Quais são as vantagens da plataforma de atendimento digital?
Digitalizar e automatizar atendimento contribui na melhor experiência do cliente. Entretanto, oferecer um canal digital não é mais considerado um diferencial. Esse é um suporte básico que o seu público já espera. Afinal, a sua empresa precisa estar onde o seu cliente se encontra.
Diante disso, entenda quais são os impactos positivos de gerir e de oferecer um bom atendimento ao cliente digital na plataforma, confira a seguir:
Redução de custos e mais produtividade
Com um canal de comunicação online, você economiza nos custos operacionais. O atendimento digitalizado para perguntas mais comuns e burocráticas cria a possibilidade da empresa direcionar os assistentes virtuais.
Desta forma, você não precisa de grandes equipes de atendimento e seus colaboradores podem tocar em demandas mais complexas e que demandam decisões, por exemplo. Enquanto isso, o seu cliente não fica sem atendimento.
Ao implementar um chatbot nos seus canais de atendimento, você cria fluxos com as dúvidas e solicitações mais comuns dos seus clientes e o bot resolve esse primeiro contato.
Satisfação do cliente
Não é apenas a redução dos custos e o aumento de produtividade que são importantes. A satisfação do cliente é outro ponto fundamental para o atendimento.
Com a implementação de um chatbot no WhatsApp para automação do atendimento, por exemplo, a sua equipe agiliza a solução de questões mais frequentes do seu consumidor.
Isso melhora a taxa de conversão e fidelização dos seus clientes porque não o deixa esperando e resolve os problemas e dúvidas do seu público. Com isso, você também melhora a sua reputação no mercado de atuação, incluindo em sites como o Reclame Aqui.
Melhor acompanhamento dos processos
Com uma plataforma de comunicação para analisar os indicadores e as metas do seu projeto, você acompanha as estatísticas da rotina de sua equipe. Assim, mapeia melhor quais são os pontos de atenção para continuar melhorando os resultados.
Quando você descobrir como usar todo o potencial de uma ferramenta que cria uma comunicação digital, garante um serviço de qualidade porque está centralizando canais, integrando os sistemas e agilizando os processos de vendas.
Como melhorar o seu atendimento com uma plataforma de atendimento digital?
Visando os benefícios de possuir um atendimento digital de qualidade, existem diversas plataformas que oferecem um melhor atendimento ao seu cliente de forma mais rápida, como por exemplo, fazendo o uso de chatbots, mais eficaz, com satisfação e fidelização do cliente garantida.
Mas, para ajudar você a encontrar a plataforma de atendimento digital de qualidade, apresentamos para você a TALLOS, uma das maiores startups de atendimento digital do Brasil. Confira a seguir:
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Conheça agora mesmo o poder do Omnichannel e potencialize o seu atendimento digital com a plataforma de atendimento TALLOS. Acesse nosso site!