Usando a plataforma de atendimento no WhatsApp: o que é e qual a sua importância?

Usando a plataforma de atendimento no WhatsApp: o que é e qual a sua importância?

Sumário

Não é novidade que o WhatsApp é um sucesso, sendo considerado o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado em todo o mundo, por idades distintas e em diferentes locais. 

Com o seu sucesso, surgiram novas versões do aplicativo, como: WhatsApp Business e API. Elas facilitam o dia a dia de trabalho das empresas, auxiliando suas demandas e satisfazendo ainda mais seus clientes no atendimento digital. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de atendimento WhatsApp e sua grande importância de uso para sua empresa. 

Sobre o WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta que possibilita a troca de mensagens em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. E para que funcione a qualquer momento, apenas será necessário uma boa conexão à internet, sem que haja necessidade de rede telefônica ou tarifas de SMS. 

WhatsApp Web

Para o WhatsApp Web, o acesso pode ser realizado por meio do navegador instalado no computador ou aberto, o que requer que o celular esteja conectado à internet para o uso da versão web. 

A sessão web é automaticamente desconectada caso o celular perca a conexão com a internet e permite apenas uma sessão por vez. 

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma nova versão do WhatsApp padrão, criado por proprietários de pequenas empresas que gerenciam pequenas demandas de solicitações de clientes. Esse aplicativo possui a mesma interface do WhatsApp pessoal para consumidores, mas com alguns recursos diferentes e a mais, como: as empresas poderão contar com um perfil comercial verificado para transmitir uma maior confiança aos seus clientes. Poderão configurar a opção Catálogos, uma vitrine móvel para que pequenas empresas mostrem e compartilhem produtos na plataforma, escolhidas pelas próprias empresas. 

WhatsApp Business API

A versão WhatsApp Business API é a melhor e mais indicada opção para empresas de todos os portes, desde negócios menores a grandes campanhas. Essa versão melhora a comunicação entre a marca e o cliente. 

Um dos principais atrativos dessa modalidade é a possibilidade de usar Chatbots e incluir vários atendentes em um só número de telefone. A função é bastante interessante para atender a grandes demandas de pessoas que entram em contato com seu negócio. 

Vantagens e desvantagens do WhatsApp

Confira as principais vantagens e desvantagens do WhatsApp a seguir:

Vantagens

  • Agiliza a comunicação;
  • Gera maior proximidade;
  • Confere mais visibilidade;
  • Usa catálogos de produtos;
  • Cria links compartilháveis
  • Personaliza etiquetas;
  • Integra com o WhatsApp Web;
  • Oferece funções extras. 

Desvantagem

  • Identificação via número de telefone pode ser problema;
  • O sistema de backup pode ser ruim;
  • Não é possível usar o aplicativo em vários dispositivos de forma independente;
  • O gerenciamento de grupos pode ser pouco prático;
  • A busca de mensagem deixa a desejar.

O que é e qual a importância do uso da plataforma de atendimento no WhatsApp?

O WhatsApp possui várias versões, contudo, a mais indicada para atendimento ao cliente, é o WhatsApp Business API. Isso porque, a demanda em empresas pode ser bem maior, exigindo assim, uma maior organização para responder de forma ágil e com qualidade cada um dos consumidores. 

Por conta disso, plataformas de atendimento especializadas foram desenvolvidas para otimizar o relacionamento nessa versão do aplicativo.

Ao utilizar uma plataforma de atendimento WhatsApp, sua empresa poderá centralizar as mensagens recebidas e organizá-las por status, diferente do que acontece no WhatsApp padrão. 

Um outro excelente benefício, são as trilhas de mensagens automáticas, criadas de acordo com as rotinas de sua empresa. 

Dessa forma, até mesmo os processos seletivos podem ser feitos com auto atendimento. Além disso, mais de uma pessoa do time pode ter acesso às mensagens recebidas pelo número corporativo. Desse modo, vários atendentes da empresa poderão gerenciar os contatos recebidos em apenas um número. 

E mais, antes de tudo, para melhor entender sobre a plataforma de atendimento WhatsApp, saiba como capturar contatos de visitantes usando uma ferramenta gratuita, com a nova parceira da TALLOS, a RD Station. Uma plataforma de soluções, um centro totalmente integrado, preparado para levar os esforços de venda, marketing e crescimento da sua empresa para outro patamar.

Como implementar uma plataforma de atendimento?

Pensando nisso, separamos uma dica incrível para um atendimento ainda mais cheio de qualidade e satisfação do cliente, conheça a seguir a TALLOS, uma plataforma de atendimento digital. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

A plataforma de atendimento WhatsApp pode ser bastante vantajosa para o seu negócio, abrindo portas para clientes mais satisfeitos por demandas mais ágeis e uma comunicação estabelecida com altíssima qualidade. 

Com a TALLOS, será possível obter um atendimento digital de excelente qualidade e cheio de benefícios incríveis para sua empresa, abrindo portas para atendimentos através de outros canais de comunicação, garantindo ainda mais clientes a sua marca. Sendo assim, acesse o site da TALLOS e saiba mais!

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