Qual é o processo correto de atendimento ao cliente?

Qual é o processo correto de atendimento ao cliente?

Sumário

O atendimento ao cliente merece toda a atenção devida por parte das empresas, não importando o porte e segmento. É preciso bastante dedicação e busca por inovação, já que o atendimento é crucial no momento de conhecer um novo cliente e finalizar uma compra. 

E para que o atendimento ao cliente seja muito bem elaborado, existe toda uma etapa a ser completada, passo por passo para um atendimento de excelência, tornando a experiência do seu cliente completamente satisfatória e abrindo portas para uma possível venda e fidelização do cliente. 

O processo de atendimento ao cliente consiste nas etapas que a equipe de atendimento deve seguir para atender a solicitação dos clientes seguindo determinados procedimentos previamente definidos. 

Quais são as etapas do atendimento ao cliente?

O fluxo de atendimento ao cliente é composto por um conjunto de etapas essenciais. 

Cada uma dessas etapas representa as práticas que devem ser adotadas do primeiro ao último contato. O principal objetivo é solucionar os problemas que os clientes apresentarem e mantê-lo satisfeitos. Mas a coleta de feedback e outras informações também é de suma importância. 

Confira a seguir quais são as etapas do atendimento ao cliente:

1. Solicitação de atendimento ao cliente

Nesta primeira etapa, a solicitação pode ser feita por telefone, e-mail, chat ou redes sociais, entre outros canais. Dependerá do atendente receber o problema apresentado ao coletar as informações-chave sobre o cliente para fins de registro e categorização da demanda.

2. Primeira resposta

Nesta segunda etapa, o fluxo de atendimento, busca entender a situação apresentada. O atendente deverá fazer algumas perguntas para identificar a natureza do problema e sua dimensão. Aqui é importante mostrar para o cliente que a empresa está empenhada em encontrar uma solução. 

3. Primeira tentativa de solucionar o problema

Aqui a empresa parte para a primeira tentativa de solucionar o problema apresentado. De posse das informações passadas pelo cliente, o atendente poderá apresentar as soluções que competem ao nível que ele ocupa dentro da organização. Nesta etapa é fundamental que o atendente tenha boas ferramentas à sua disposição, bem como uma sólida base de conhecimentos das soluções usadas pela empresa. 

4. Especializando o nível de atendimento

Como mencionado anteriormente, este quarto item das etapas do atendimento ao cliente só é necessário quando o atendente que recebe a solicitação não consegue solucioná-la. 

Quando isso acontece, a solicitação é encaminhada para um segundo nível de atendimento, com profissionais mais especializados. 

5. Confirmação do que é o problema resolvido 

Para concluir o atendimento, é importante confirmar que o problema foi resolvido, de fato. Para isso, o atendente deve perguntar ao cliente se a situação apresentada por ele está resolvida e se o cliente possui mais alguma dúvida. E se tudo estiver certo, parte-se para a próxima etapa. 

6. Pesquisa de satisfação 

Quando perguntam o que é importante no processo de atendimento ao cliente, é impossível não mencionar a pesquisa de satisfação. Afinal, o que as empresas almejam deixar seus clientes satisfeitos, inclusive com o atendimento que a empresa oferece. 

7. Atendimento digital TALLOS

Um atendimento de qualidade dependerá bastante de qual tipo de ferramenta de atendimento digital você está utilizado e se possui uma. Por isso, busque por uma ferramenta que ofereça um atendimento de altíssima qualidade para seus clientes, como por exemplo, a TALLOS. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

O atendimento ao cliente tem um grande poder sobre a empresa, e por meio dela é possível definir o sucesso de uma organização. Portanto, na hora de buscar por melhorias no atendimento ao cliente em sua empresa, conte com a melhor plataforma de atendimento digital do Brasil TALLOS, acesse agora mesmo nosso site.

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