Afinal, qual é o melhor: WhatsApp ou Telegram?

Afinal, qual é o melhor: WhatsApp ou Telegram?

Sumário

Nas últimas décadas, a tecnologia tem surgido cada vez mais com inovações incríveis e, inclusive, na comunicação, como é o caso do WhatsApp, Telegram, Facebook, Twitter, entre outros. 

Desde que o WhatsApp apresentou problemas recorrentes, o Telegram entrou em cena, tornando-se conhecido em todo o mundo. 

De acordo com pesquisas, o WhatsApp desponta como mensageiro dominante, chegando a 2 bilhões de usuários. Já o Telegram, concorrente russo, chegou à marca de 400 milhões de usuários ativos (mensais) em todo o mundo. Os dados da pesquisa são de 2020. 

Já atualmente, o WhatsApp pertence ao Facebook, que o adquiriu por conta de sua popularidade. Esse investimento foi alto, pois na época a transação foi de R$ 16 bilhões. 

Tanto o Telegram quanto o WhatsApp são serviços de mensagens que possuem grandes e várias semelhanças e diferenças. 

Sobre o WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de chat mais popular do mundo e o aplicativo de mensagens mais utilizado pelas empresas. Esse aplicativo, funciona em qualquer lugar do mundo com apenas uma conexão à internet, sem que haja necessidade de rede telefônica ou tarifas de SMS. 

Trata-se de um software para smartphone utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão à internet. 

O nome WhatsApp, é um trocadilho com o cumprimento em inglês de “What ‘s up?”, que significa em português “E ai?” + “app”. Esse aplicativo foi oficialmente lançado em 2009 pelos veteranos do Yahoo: Brian Acton e Jan Koum. 

Considerado um aplicativo para celulares multi plataformas, o WhatsApp é atualmente compatível com todas as principais marcas e sistemas operacionais de smartphones do mundo, como o iPhone (iOS) e o Android. 

WhatsApp Web

Para o WhatsApp Web, o acesso pode ser realizado por meio do navegador instalado no computador ou aberto, o que requer que o celular esteja conectado à internet para o uso da versão web. 

A sessão web é automaticamente desconectada caso o celular perca a conexão com a internet e permite apenas uma sessão por vez. 

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo criado por proprietários de pequenas empresas que gerenciam volumes moderados de solicitações de clientes. Esse aplicativo possui a mesma interface do WhatsApp pessoal para consumidores, mas com alguns recursos adicionais, como: as empresas contam com um perfil comercial verificado para transmitir confiança aos clientes. Poderão configurar a opção Catálogos, uma vitrine móvel para que pequenas empresas mostrem e compartilhem produtos na plataforma, escolhidas pelas próprias empresas. 

Por enquanto, o aplicativo para empresas poderá ser usado por apenas um único usuário em um único dispositivo. 

Vantagens e desvantagens do WhatsApp

Confira as principais vantagens e desvantagens do WhatsApp a seguir:

Vantagens

  • Agiliza a comunicação;
  • Gera maior proximidade;
  • Confere mais visibilidade;
  • Usa catálogos de produtos;
  • Cria links compartilháveis
  • Personaliza etiquetas;
  • Integra com o WhatsApp Web;
  • Oferece funções extras. 

Desvantagem

  • Identificação via número de telefone pode ser problema;
  • O sistema de backup pode ser ruim;
  • Não é possível usar o aplicativo em vários dispositivos de forma independente;
  • O gerenciamento de grupos pode ser pouco prático;
  • A busca de mensagem deixa a desejar.

Sobre o Telegram

O Telegram alimenta a base de contatos do usuário por meio do celular, assim como o WhatsApp, ou seja, é necessário que se obtenha o número da pessoa para iniciar uma conversa. Para o usuário é excelente, pois dessa forma, mantém sua privacidade. 

O Telegram também funciona com nome de usuário, ou seja, caso o usuário deseje compartilhar seu número de telefone, terá a opção de escolher o nome de usuário para ser adicionado aos contatos. 

O Telegram possui grupos de transmissão, nos quais o usuário pode enviar mensagens para contatos de sua lista, permitindo até 200 mil pessoas em um só canal. 

Um grande diferencial também do Telegram, é o recurso de chat secreto, com criptografia de ponta a ponta, o que significa que as mensagens nunca irão para o servidor da empresa. Logo, essa função é apenas permitida quando dois usuários autorizam o chat secreto. Uma das partes escolhe o temporizador para que as mensagens se autodestroem e o histórico seja eliminado por completo. 

Atendimento ao cliente Telegram

Grande parte das interações no Telegram para o atendimento ao cliente, podem ocorrer através dos bots. É realizado conectando seu canal de atendimento online com as mensagens do aplicativo. Há plataformas que ajudam a aumentar o suporte ao cliente, melhorando o uso do Telegram comercial. 

Vantagens e desvantagens do Telegram

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do uso do Telegram:

Vantagens

  • Aplicativo gratuito e seguro;
  • Mais alcance: a mensagem chega para todos;
  • Quem controla tudo é o usuário: Canais de transmissão;
  • Permite conversas em massa ao mesmo tempo;
  • Possui acesso pelo desktop de forma independente. 

Desvantagens

  • Menor reserva de dados;
  • Interface mais difícil de usar;
  • Menor popularidade. 

Ambos os meios de comunicação são essenciais para envios de informação e diálogos, não há uma forma de afirmar qual meio de comunicação é melhor, já que com o Telegram e o WhatsApp é possível realizar várias formas de uma excelente interação aonde quer que esteja. 

E para ajudar você que está em busca de uma melhor forma de comunicação, conheça a TALLOS a seguir e garanta sim, uma comunicação de qualidade. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Tanto o Whatsapp como o Telegram são de suma importância e essencial para a realização de uma boa comunicação. Já para as empresas, a história não é diferente, por isso é importante que as empresas estejam integradas ao máximo de canais de comunicação possível. 

E com a TALLOS, será possível realizar uma comunicação ainda mais de qualidade através desses canais de atendimento ao cliente. Acesse o site da TALLOS e saiba mais!

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