Nas últimas décadas, a tecnologia tem surgido cada vez mais com inovações incríveis e, inclusive, na comunicação, como é o caso do WhatsApp, Telegram, Facebook, Twitter, entre outros.
Desde que o WhatsApp apresentou problemas recorrentes, o Telegram entrou em cena, tornando-se conhecido em todo o mundo.
De acordo com pesquisas, o WhatsApp desponta como mensageiro dominante, chegando a 2 bilhões de usuários. Já o Telegram, concorrente russo, chegou à marca de 400 milhões de usuários ativos (mensais) em todo o mundo. Os dados da pesquisa são de 2020.
Já atualmente, o WhatsApp pertence ao Facebook, que o adquiriu por conta de sua popularidade. Esse investimento foi alto, pois na época a transação foi de R$ 16 bilhões.
Tanto o Telegram quanto o WhatsApp são serviços de mensagens que possuem grandes e várias semelhanças e diferenças.
Sobre o WhatsApp
O WhatsApp é o aplicativo de chat mais popular do mundo e o aplicativo de mensagens mais utilizado pelas empresas. Esse aplicativo, funciona em qualquer lugar do mundo com apenas uma conexão à internet, sem que haja necessidade de rede telefônica ou tarifas de SMS.
Trata-se de um software para smartphone utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão à internet.
O nome WhatsApp, é um trocadilho com o cumprimento em inglês de “What ‘s up?”, que significa em português “E ai?” + “app”. Esse aplicativo foi oficialmente lançado em 2009 pelos veteranos do Yahoo: Brian Acton e Jan Koum.
Considerado um aplicativo para celulares multi plataformas, o WhatsApp é atualmente compatível com todas as principais marcas e sistemas operacionais de smartphones do mundo, como o iPhone (iOS) e o Android.
WhatsApp Web
Para o WhatsApp Web, o acesso pode ser realizado por meio do navegador instalado no computador ou aberto, o que requer que o celular esteja conectado à internet para o uso da versão web.
A sessão web é automaticamente desconectada caso o celular perca a conexão com a internet e permite apenas uma sessão por vez.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business é um aplicativo criado por proprietários de pequenas empresas que gerenciam volumes moderados de solicitações de clientes. Esse aplicativo possui a mesma interface do WhatsApp pessoal para consumidores, mas com alguns recursos adicionais, como: as empresas contam com um perfil comercial verificado para transmitir confiança aos clientes. Poderão configurar a opção Catálogos, uma vitrine móvel para que pequenas empresas mostrem e compartilhem produtos na plataforma, escolhidas pelas próprias empresas.
Por enquanto, o aplicativo para empresas poderá ser usado por apenas um único usuário em um único dispositivo.
Vantagens e desvantagens do WhatsApp
Confira as principais vantagens e desvantagens do WhatsApp a seguir:
Vantagens
- Agiliza a comunicação;
- Gera maior proximidade;
- Confere mais visibilidade;
- Usa catálogos de produtos;
- Cria links compartilháveis
- Personaliza etiquetas;
- Integra com o WhatsApp Web;
- Oferece funções extras.
Desvantagem
- Identificação via número de telefone pode ser problema;
- O sistema de backup pode ser ruim;
- Não é possível usar o aplicativo em vários dispositivos de forma independente;
- O gerenciamento de grupos pode ser pouco prático;
- A busca de mensagem deixa a desejar.
Sobre o Telegram
O Telegram alimenta a base de contatos do usuário por meio do celular, assim como o WhatsApp, ou seja, é necessário que se obtenha o número da pessoa para iniciar uma conversa. Para o usuário é excelente, pois dessa forma, mantém sua privacidade.
O Telegram também funciona com nome de usuário, ou seja, caso o usuário deseje compartilhar seu número de telefone, terá a opção de escolher o nome de usuário para ser adicionado aos contatos.
O Telegram possui grupos de transmissão, nos quais o usuário pode enviar mensagens para contatos de sua lista, permitindo até 200 mil pessoas em um só canal.
Um grande diferencial também do Telegram, é o recurso de chat secreto, com criptografia de ponta a ponta, o que significa que as mensagens nunca irão para o servidor da empresa. Logo, essa função é apenas permitida quando dois usuários autorizam o chat secreto. Uma das partes escolhe o temporizador para que as mensagens se autodestroem e o histórico seja eliminado por completo.
Atendimento ao cliente Telegram
Grande parte das interações no Telegram para o atendimento ao cliente, podem ocorrer através dos bots. É realizado conectando seu canal de atendimento online com as mensagens do aplicativo. Há plataformas que ajudam a aumentar o suporte ao cliente, melhorando o uso do Telegram comercial.
Vantagens e desvantagens do Telegram
Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do uso do Telegram:
Vantagens
- Aplicativo gratuito e seguro;
- Mais alcance: a mensagem chega para todos;
- Quem controla tudo é o usuário: Canais de transmissão;
- Permite conversas em massa ao mesmo tempo;
- Possui acesso pelo desktop de forma independente.
Desvantagens
- Menor reserva de dados;
- Interface mais difícil de usar;
- Menor popularidade.
Ambos os meios de comunicação são essenciais para envios de informação e diálogos, não há uma forma de afirmar qual meio de comunicação é melhor, já que com o Telegram e o WhatsApp é possível realizar várias formas de uma excelente interação aonde quer que esteja.
E para ajudar você que está em busca de uma melhor forma de comunicação, conheça a TALLOS a seguir e garanta sim, uma comunicação de qualidade.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Tanto o Whatsapp como o Telegram são de suma importância e essencial para a realização de uma boa comunicação. Já para as empresas, a história não é diferente, por isso é importante que as empresas estejam integradas ao máximo de canais de comunicação possível.
E com a TALLOS, será possível realizar uma comunicação ainda mais de qualidade através desses canais de atendimento ao cliente. Acesse o site da TALLOS e saiba mais!