10 respostas automáticas que você precisa estar atento em seu WhatsApp

10 respostas automáticas que você precisa estar atento em seu WhatsApp

Sumário

O WhatsApp após ter tornado-se o aplicativo de comunicação digital mais utilizado, passou a visar novas formas de tornar possível seu uso para empresas. Dessa forma, surgiu o WhatsApp Business e API. Com essas novas versões, vieram funções muito importantes e vantajosas para as empresas, como a resposta automática. 

Contudo, é necessário estar bastante atento a que tipo de mensagens são essas e como serão enviadas. Sendo assim, confira a seguir 10 respostas automáticas para ficar atento em seu WhatsApp. 

O que é WhatsApp?

O WhatsApp é um ferramenta que funciona como um serviço de troca de mensagens instantâneas. Com este aplicativo, é possível realizar envios de mensagens, chamadas de vídeo, chamadas de voz, gravar áudios, enviar fotos, enviar vídeos, anexar arquivos, entre outras demais vantagens do WhatsApp, que será possível conferir no tópico a seguir. 

Vantagens e desvantagens do WhatsApp

Confira as principais vantagens e desvantagens do WhatsApp a seguir:

Vantagens

  • Agiliza a comunicação;
  • Gera maior proximidade;
  • Confere mais visibilidade;
  • Usa catálogos de produtos;
  • Cria links compartilháveis
  • Personaliza etiquetas;
  • Integra com o WhatsApp Web;
  • Oferece funções extras. 

Desvantagem

  • Identificação via número de telefone pode ser problema;
  • O sistema de backup pode ser ruim;
  • Não é possível usar o aplicativo em vários dispositivos de forma independente;
  • O gerenciamento de grupos pode ser pouco prático;
  • A busca de mensagem deixa a desejar.

WhatsApp Business

A função WhatsApp Business foi desenvolvida em 2018 com o objetivo de aumentar a relação entre empresas de porte menor com seus consumidores. O aplicativo nesta versão, disponibiliza uma série de recursos, como:

  • Adicionar informações de funcionamento;
  • Valores de produtos e serviços;
  • Site; 
  • Etiquetas para agrupar as conversas;
  • Respostas automáticas para disparo no contraturno;
  • Catálogo de produtos.

Para quem está conversando com a empresa, basicamente não tem nenhum tipo de diferença. O cliente recebe a notificação de que trata-se de uma conta comercial e envia mensagens como de costume. 

Além desses recursos, a conta no WhatsApp Business é bastante útil para separar os perfis pessoais e comerciais. Ao realizar o cadastro com a foto no perfil da marca, o aplicativo torna-se um canal oficial na empresa, e também permite o acesso de mais de um usuário da equipe ao número. 

10 respostas para estar atento

Para quem trabalha com atendimento ao cliente é necessário que haja bastante atenção a que tipos de mensagens estão sendo estabelecidas e se de fato estão atendendo as necessidades dos clientes. No WhatsApp Business e/ou API, ocorre da mesma forma. 

Por isso, confira 10 tipos de mensagens para estar atento no WhatsApp:

1. Resposta automática de saudação

O grande objetivo da mensagem de saudação é a resposta automática ao primeiro contato com o cliente. O ideal é que sua marca apresente-se e mostre estar disposta a solucionar as dúvidas e desejos do cliente.

2. Respostas automáticas de ausência

O WhatsApp tem o grande potencial de gerar nas pessoas o senso de imediatismo, ou seja, não importa a hora do dia, o cliente quer uma resposta imediata. Contudo, como qualquer negócio físico é necessário impor horários de atendimento.

Nesse caso, é de suma importância cadastrar uma mensagem de ausência apropriada, informando seu horário de atendimento. Lembre-se sempre de ativar a mensagem de ausência apenas os horários em que não estiver disponível para atender os clientes. 

3. Resposta automática para apresentação via Chatbot

Para os atendimentos via Chatbot no WhatsApp para empresas, é preciso que haja uma integração com a API do aplicativo. 

4. Resposta automática de aviso para férias

Para a configuração do aviso de férias ou recesso coletivo é necessário estabelecer o mesmo tipo de mensagem como o de ausência. Contudo, é necessário que seja uma resposta mais explicativa de uma forma que, ao avisar por mensagem, o cliente não se sinta abandonado pela empresa e logo entenda o motivo. 

5. Resposta automática para lembrar agendamento

Há determinados tipos de empresas que necessitam que um agendamento seja realizado e utilizam esse recurso para avisar o cliente sobre a data agendada. Esse tipo de mensagem pode ser enviada um dia antes da data marcada para solicitar ao cliente a confirmação da presença dele. 

6. Resposta automática de convite para lista de transmissão

A lista de transmissão é um recurso próprio do WhatsApp, que realiza envio de mensagens automáticas de forma individual para os contatos da agenda, contudo, em massa. 

7. Resposta automática de boas-vinda para a lista de transmissão

Após uma resposta muito bem elaborada e estabelecida para o convite para a lista de transmissão, é preciso estar atento à resposta automática de boas-vindas para cada cliente que aceitou entrar para a lista.

8. Resposta automática de pós-venda solicitando feedback

O feedback pós-venda é algo essencial e importante para a empresa e cliente que, além de ser uma forma de demonstrar que se importa com o cliente, é excelente para saber se a marca está, de fato, atendendo às necessidades do cliente. 

9. Resposta automática de lembrete para vencimento

Um outro envio de resposta muito importante a ser realizado e sem que haja medo, é a resposta automática de lembrete de vencimento. É bastante comum que algumas marcas sintam estar pressionando o cliente, incomodando ou até mesmo incomodados por lembrá-los que o vencimento está próximo. 

Contudo, é importante que seja realizado, e buscar a melhor forma de envio de mensagem para o cliente. 

10. Resposta automática de suporte ao cliente

O WhatsApp é bastante útil para o atendimento ao cliente, principalmente quando o cliente sente necessidade de um suporte por parte da empresa. 

Para que sua empresa possa ter um maior suporte no atendimento ao cliente, a dica a seguir vai ajudar sua marca a estabelecer uma comunicação eficiente e de qualidade, facilitando ainda mais as respostas automáticas no WhatsApp. 

E mais, antes de tudo, para melhor entender sobre mensagens automáticas no WhatsApp, saiba como utilizá-la de forma estratégica na comunicação, com a nova parceira da TALLOS, a RD Station. Uma plataforma de soluções, um centro totalmente integrado, preparado para levar os esforços de venda, marketing e crescimento da sua empresa para outro patamar.

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Configurar e utilizar respostas e mensagens automáticas no WhatsApp reduz as tarefas manuais e repetitivas, garante o engajamento do seu público, aumenta a visibilidade, fideliza o cliente, reduz a perda de clientes insatisfeito e aumenta a satisfação do cliente. 

E para que seja possível realizar um atendimento de altíssima qualidade e satisfazer ainda mais seus clientes, acesse o site da TALLOS e saiba mais!

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