Alguma vez você já deve ter ouvido falar em social commerce, e que sua boa aplicação é fundamental para que as empresas consigam construir uma relação de qualidade com o seu público-alvo e assim prospectar novos e inusitados clientes.
Antes de entender o que Social Commerce, é de suma importância destacar o quanto a presença da internet tem se tornado essencial para o crescimento e manutenção das empresas. Isso tem ocorrido de tal forma que, em 20020, durante a pandemia devido a COVID-19, as vendas do setor de e-commerce mais do que dobraram em comparação com o ano anterior.
Segundo um estudo, 18,2% dos consumidores brasileiros concluíram no mínimo uma compra via social commerce entre o mês de abril e junho.
O Sebrae estima que o mercado de influenciadores digitais movimentou mais de 2 bilhões na economia brasileira.
Dessa forma, é possível observar que o crescimento do setor virtual não é por acaso. Ou seja, as compras virtuais são uma tendência que vieram para ficar.
O que é Social Commerce?
Social Commerce nada mais é que a estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para alavancar vendas e alcançar novos clientes.
É fato que com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil encontrar alguma empresa ou pessoa que não tenha se rendido a alguma rede de comunicação. Em paralelo, as gigantes do mercado trabalham para lançar novas ferramentas que facilitem a integração de produtos e lojas virtuais, transformando suas plataformas em verdadeiros canais de venda.
O Social Commerce surge com a proposta de preparar conteúdos irresistíveis e estruturar suas redes sociais de forma que você possa vender mais e atrair mais clientes.
Quais são as vantagens do Social Commerce?
De acordo com o estudo da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram possui, hoje, mais de 1,45 bilhões de usuários mensais ativos em todo o mundo. Só no Brasil, são mais de 122 milhões de pessoas conectadas à rede.
O principal benefício da estratégia de Social Commerce é que ela permite que você esteja em contato direto com essas pessoas.
Além disso, as redes sociais também são um ponto para conquistar novos clientes e torná-los fidedignos os mais antigos. Conheça algumas das principais vantagens do Social Commerce:
- Facilidade de realizar vendas direto nas plataformas;
- Ter um canal de comunicação com maior proximidade dos clientes;
- Capacidade de viralizar e alcançar novas pessoas;
- Promover eventos e descontos exclusivos.
Como aplicar o Social Commerce?
Para traçar a estratégia de marketing nas redes sociais, é importante estar bastante familiarizado com o ambiente digital. Por isso, antes de propor qualquer ideia, é preciso que haja um mergulho profundo em todos os pormenores que a web pode oferecer. Após isso, coloque em prática as dicas de como aplicar o Social Commerce em seu negócio:
Construa um perfil bem elaborado para sua marca
A construção de um perfil bem elaborado e que cumpra tudo o que você deseja informar e oferecer deve ser o próximo passo.
Planeje bem o que é essencial para ser exposto e descubra quais são os pontos fortes da empresa e quais são os pontos fracos antes de tirar a sua ideia do papel, e não se esqueça de ser cauteloso.
Planejamento das mídias sociais além do conteúdo
A interação com o seu público é muito importante. Ouça a opinião, busque responder seus comentários e dúvidas, e mostre-se sempre disposto a ajudar no que for preciso.
Além disso, pode ser parte da estratégia de marketing nas redes sociais as opções de tráfego que essas plataformas podem oferecer para que o conteúdo seja segmentado e surja no feed de quem tem se interessado pelo produto ou serviço que é oferecido pela companhia.
Analise sua concorrência
Esteja sempre atento no que os seus concorrentes diretos e indiretos estão publicando. Avalie o que tem funcionado e aquilo que não tem ido tão bem entre as ações por eles aplicadas. Desta forma, há uma filtragem de ações por parte da sua empresa antes mesmo das atitudes que serão tomadas por você previamente.
Busque o melhor do atendimento digital
Em todo o Social Commerce, é possível observar que a comunicação está presente como um ponto chave para um trabalho e conexão com o cliente bem feito. Por isso, buscar utilizar ferramentas de atendimento digital, como a TALLOS, por exemplo, tem beneficiado bastante as empresas que buscam visibilidade, atrair clientes, torná-los fidedignos e estabelecer um melhor relacionamento.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Para utilizar bem a estratégia de Social Commerce é preciso realizar um bom planejamento e buscar por ferramentas que auxiliem seu e-commerce em estabelecer um bom atendimento com seu público-alvo. E para isso você pode contar com a melhor plataforma de atendimento digital do Brasil, a TALLOS. Acesse nosso site agora mesmo e venha ser Omnichannel!