As redes sociais passaram a ser o canal ideal para entrar em contato com os seus clientes de forma rápida, objetiva, eficaz e satisfatória, a estratégia certa para a fidelização acontecer, assim como o uso do Telegram.
O Telegram funciona de forma muito parecida com o WhatsApp e embora concorrentes, ambos são gratuitos, o que permite aos usuários estarem presentes em ambas as plataformas.
Ele permite envio de mensagens de texto, voz, figurinhas, imagens, encaminhamento de mensagens para diferentes contatos, grupos com diversos membros e administradores, dentre outras facilidades.
Algumas pessoas adotaram o Telegram como um canal de comunicação paralelo ao WhatsApp e costumam lembrar dele somente quando existe instabilidade no canal de mensagens mais conhecido.
Como o Telegram funciona?
O Telegram é um sistema de mensagens online que funciona como o WhatsApp e o Messenger. Isso significa que você também pode enviar áudios, fotos, vídeos e arquivos. O serviço multiplataforma foi lançado em 2012 e, desde então, atingiu 700 milhões de usuários mensais, além de ser um dos Tops 5 dos mais baixados do mundo.
O principal destaque do aplicativo é a segurança, com criptografia de ponta a ponta. Esse recurso impede que governos e hackers tenham acesso aos conteúdos enviados.
Nesse momento, você deve recordar de alguns casos polêmicos com vazamentos de dados no Brasil, não é verdade? É importante explicar que o Telegram nunca foi hackeado. O problema ocorreu na operadora das vítimas, uma brecha na segurança com SMS permitiu o acesso aos criminosos.
Vale lembrar que se a autenticação em dois fatores estivesse ativada o ataque seria evitado. Por isso, lembre-se de ativar a sua em qualquer sistema de mensagens. A privacidade é um outro aspecto relevante no Telegram. Mesmo sendo um sistema gratuito, nenhuma informação de usuário é coletada. No WhatsApp, sua conta é identificada e seus contatos podem ser rastreados pelo Facebook.
Como criar uma lista de clientes no Telegram?
As listas no Telegram, ou grupos, são recomendados para o compartilhamento de coisas entre amigos e famílias, colaboração e trabalho em equipe. Um pouco mais semelhante com a ferramenta já conhecida do WhatsApp.
Diferentes dos canais, os grupos possuem um limite de membros, podendo listar até 200.000 clientes no Telegram. Confira a seguir como criar sua lista:
- Toque no ícone de novo chat;
- Selecione “Novo grupo”;
- Toque em “Criar Grupo”;
- Escolha e adicione os contatos que deseja ao novo grupo;
- Dê um nome para o grupo;
- Confirme. A sua lista no Telegram já está pronta e ativa.
Como vender mais no Telegram?
Agora que você já conhece como funciona o Telegram e como criar uma lista de clientes, confira a seguir algumas dicas de como vender mais na plataforma:
Crie um canal corporativo
Dentro de um canal corporativo no Telegram apenas os administradores têm acesso a funcionalidade de publicação de conteúdos. Os demais membros apenas acompanham o que é compartilhado.
Isso evita aquele velho problema de mensagens indesejadas, que temos que conviver em grupos de WhatsApp, o que faz muitas pessoas preferirem não participar desses grupos.
Seu canal corporativo pode ser público, ou seja, aberto para novos membros acessarem quando desejarem, ou privado, no qual o acesso é feito apenas por convite.
É possível criar uma ação de marketing na qual clientes VIPs participam de um grupo exclusivo, no qual serão compartilhados conteúdos especiais e únicos, por exemplo.
As postagens feitas pela sua empresa são assinadas pelo nome do canal, ou seja, da sua empresa e não pelo nome de usuário que gerencia a plataforma.
E também é importante destacar que, os canais no Telegram são ilimitados, e não possuem limites de membros. Com isso, os grupos podem ter até 200.000 membros conversando, e posteriormente podem ser convertidos em Grupos de Transmissão, que também não possuem um limite exato de membros, mas somente os administradores podem escrever. E nos grupos, os administradores podem, também, ocultar a lista de membros para oferecer uma melhor privacidade.
Compartilhe conteúdo relevante
Grande parte das ações de marketing envolvem a produção de conteúdo relevante, principalmente as ações que envolvem canais como as redes sociais, incluindo o Telegram.
Nesse sentido é fundamental que você ofereça valor ao cliente, garantindo que ele mantenha o interesse em se relacionar com a sua empresa por meio desse canal de comunicação.
Evite criar um canal que publica apenas conteúdo promocional sobre sua empresa, produto ou serviço. Entenda quem é a persona da sua empresa e crie conteúdos que realmente agreguem valor a ela.
O objetivo geral de aprender como usar o Telegram para vender está na capacidade de gerar valor para sua audiência. A partir desse relacionamento, as vendas acontecerão de forma natural.
Automatize a comunicação com chatbots
Assim como existem chatbots para WhatsApp, também é possível criar bots para o Telegram. Os chatbots são softwares que funcionam a partir de um app de mensagem, como o Telegram. Por meio de programação, eles permitem que usuários resolvam questões simples, sem a necessidade do intermédio de um atendente humano.
Por meio de respostas automatizadas o usuário é capaz de resolver questões simples do dia a dia, a qualquer hora. Alguns chatbots contam com inteligência artificial ainda mais a interação entre o sistema e o usuário, e otimizando a qualidade da experiência.
Como parte de sua estratégia de como usar o Telegram para vender mais é possível criar conteúdos em outras redes sociais e outras plataformas, como blogs, e compartilhar o conteúdo no canal.
Uma dica bônus e estratégica para você que busca as melhores formas de estabelecer um contato com o seu cliente e melhorar suas vendas através do atendimento, é a TALLOS.
O que é a TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
As redes sociais são fontes estratégicas de vendas nos dias de hoje, pois é o lugar onde os usuários mais se encontram a todo momento. Por isso, é importante e você precisa focar no atendimento digital ao cliente e para isso a TALLOS ajuda você. Não perca mais tempo e acesse agora mesmo nosso site!