Telegram: como criar uma lista de clientes?

Telegram: como criar uma lista de clientes?

Sumário

As redes sociais passaram a ser o canal ideal para entrar em contato com os seus clientes de forma rápida, objetiva, eficaz e satisfatória, a estratégia certa para a fidelização acontecer, assim como o uso do Telegram

O Telegram funciona de forma muito parecida com o WhatsApp e embora concorrentes, ambos são gratuitos, o que permite aos usuários estarem presentes em ambas as plataformas.

Ele permite envio de mensagens de texto, voz, figurinhas, imagens, encaminhamento de mensagens para diferentes contatos, grupos com diversos membros e administradores, dentre outras facilidades. 

Algumas pessoas adotaram o Telegram como um canal de comunicação paralelo ao WhatsApp e costumam lembrar dele somente quando existe instabilidade no canal de mensagens mais conhecido. 

Como o Telegram funciona?

O Telegram é um sistema de mensagens online que funciona como o WhatsApp e o Messenger. Isso significa que você também pode enviar áudios, fotos, vídeos e arquivos. O serviço multiplataforma foi lançado em 2012 e, desde então, atingiu 700 milhões de usuários mensais, além de ser um dos Tops 5 dos mais baixados do mundo.

O principal destaque do aplicativo é a segurança, com criptografia de ponta a ponta. Esse recurso impede que governos e hackers tenham acesso aos conteúdos enviados. 

Nesse momento, você deve recordar de alguns casos polêmicos com vazamentos de dados no Brasil, não é verdade? É importante explicar que o Telegram nunca foi hackeado. O problema ocorreu na operadora das vítimas, uma brecha na segurança com SMS permitiu o acesso aos criminosos. 

Vale lembrar que se a autenticação em dois fatores estivesse ativada o ataque seria evitado. Por isso, lembre-se de ativar a sua em qualquer sistema de mensagens. A privacidade é um outro aspecto relevante no Telegram. Mesmo sendo um sistema gratuito, nenhuma informação de usuário é coletada. No WhatsApp, sua conta é identificada e seus contatos podem ser rastreados pelo Facebook. 

Como criar uma lista de clientes no Telegram?

As listas no Telegram, ou grupos, são recomendados para o compartilhamento de coisas entre amigos e famílias, colaboração e trabalho em equipe. Um pouco mais semelhante com a ferramenta já conhecida do WhatsApp.

Diferentes dos canais, os grupos possuem um limite de membros, podendo listar até 200.000 clientes no Telegram. Confira a seguir como criar sua lista:

  1. Toque no ícone de novo chat;
  2. Selecione “Novo grupo”;
  3. Toque em “Criar Grupo”;
  4. Escolha e adicione os contatos que deseja ao novo grupo;
  5. Dê um nome para o grupo;
  6. Confirme. A sua lista no Telegram já está pronta e ativa.

Como vender mais no Telegram?

Agora que você já conhece como funciona o Telegram e como criar uma lista de clientes, confira a seguir algumas dicas de como vender mais na plataforma:

Crie um canal corporativo

Dentro de um canal corporativo no Telegram apenas os administradores têm acesso a funcionalidade de publicação de conteúdos. Os demais membros apenas acompanham o que é compartilhado. 

Isso evita aquele velho problema de mensagens indesejadas, que temos que conviver em grupos de WhatsApp, o que faz muitas pessoas preferirem não participar desses grupos. 

Seu canal corporativo pode ser público, ou seja, aberto para novos membros acessarem quando desejarem, ou privado, no qual o acesso é feito apenas por convite.

É possível criar uma ação de marketing na qual clientes VIPs participam de um grupo exclusivo, no qual serão compartilhados conteúdos especiais e únicos, por exemplo.  

As postagens feitas pela sua empresa são assinadas pelo nome do canal, ou seja, da sua empresa e não pelo nome de usuário que gerencia a plataforma. 

E também é importante destacar que, os canais no Telegram são ilimitados, e não possuem limites de membros. Com isso, os grupos podem ter até 200.000 membros conversando, e posteriormente podem ser convertidos em Grupos de Transmissão, que também não possuem um limite exato de membros, mas somente os administradores podem escrever. E nos grupos, os administradores podem, também, ocultar a lista de membros para oferecer uma melhor privacidade.

Compartilhe conteúdo relevante

Grande parte das ações de marketing envolvem a produção de conteúdo relevante, principalmente as ações que envolvem canais como as redes sociais, incluindo o Telegram. 

Nesse sentido é fundamental que você ofereça valor ao cliente, garantindo que ele mantenha o interesse em se relacionar com a sua empresa por meio desse canal de comunicação. 

Evite criar um canal que publica apenas conteúdo promocional sobre sua empresa, produto ou serviço. Entenda quem é a persona da sua empresa e crie conteúdos que realmente agreguem valor a ela. 

O objetivo geral de aprender como usar o Telegram para vender está na capacidade de gerar valor para sua audiência. A partir desse relacionamento, as vendas acontecerão de forma natural. 

Automatize a comunicação com chatbots

Assim como existem chatbots para WhatsApp, também é possível criar bots para o Telegram. Os chatbots são softwares que funcionam a partir de um app de mensagem, como o Telegram. Por meio de programação, eles permitem que usuários resolvam questões simples, sem a necessidade do intermédio de um atendente humano. 

Por meio de respostas automatizadas o usuário é capaz de resolver questões simples do dia a dia, a qualquer hora. Alguns chatbots contam com inteligência artificial ainda mais a interação entre o sistema e o usuário, e otimizando a qualidade da experiência. 

Como parte de sua estratégia de como usar o Telegram para vender mais é possível criar conteúdos em outras redes sociais e outras plataformas, como blogs, e compartilhar o conteúdo no canal. 

Uma dica bônus e estratégica para você que busca as melhores formas de estabelecer um contato com o seu cliente e melhorar suas vendas através do atendimento, é a TALLOS. 

O que é a TALLOS?

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

As redes sociais são fontes estratégicas de vendas nos dias de hoje, pois é o lugar onde os usuários mais se encontram a todo momento. Por isso, é importante e você precisa focar no atendimento digital ao cliente e para isso a TALLOS ajuda você. Não perca mais tempo e acesse agora mesmo nosso site!

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