Se a sua empresa ainda não investe em User Experience (UX), sinal de alerta! Para estar presente no mercado digital, é preciso acompanhar as tendências de transformação. Não basta apenas atrair clientes, é preciso converter – é nessa fase que você precisa usar as melhores estratégias do mercado para expor o seu diferencial, conquistar e reter clientes.
Uma excelente forma de fazer isso é investindo na experiência do seu usuário. Mas você sabe o que é experiência do usuário? Se ainda não sabe, leia este post até o final e fique por dentro de tudo.
Proporcione uma experiência incrível
Com o aumento de ofertas no mercado, não basta apenas oferecer um bom produto. É preciso proporcionar uma experiência incrível para o usuário – da compra ao produto. O foco em UX é para facilitar a vida do seu usuário, deixando a usabilidade do seu produto ou serviço mais acessível. Além de focar em uma boa interface, pense na interação.
Você pode começar transformando o básico
Quando falamos em UX, empatia é a palavra chave! Entenda como o seu usuário se comporta e quais as suas necessidades. Comece facilitando processos que já existem e passe por fases de testes.
Onde posso aplicar uma estratégia de UX e como ela pode aumentar minhas vendas?
Como estamos falando de mercado digital, o UX pode ser usado no seu site, aplicativo e plataforma, por exemplo. Nestes exemplos, com o uso do UX você pode ter vários benefícios:
- Otimização de processos
- Maior possibilidade de indicação orgânica da sua marca
- Maior ranqueamento em tráfego pago
- Autonomia para o usuário
Agora que você já sabe os principais benefícios que o investimento em UX pode trazer para o seu negócio, conheça os 5 pilares dessa estratégia.


1. Utilidade
A experiência do seu cliente precisa trazer utilidade para a plataforma ou serviço. Identifique um problema que o seu usuário tem ou que pode vir a ter e desenvolva soluções. Questione o motivo de cada funcionalidade da sua interface. Os atalhos, botões, cores e até o texto devem ter alguma utilidade.
2. Acessibilidade
O seu trabalho de UX deve se adequar a diferentes plataformas; mobile, desktop, tablet etc. Esse é um conceito chamado de responsividade. O conteúdo e as funcionalidades são as mesmas, independente do canal utilizado.
Além da responsividade, há também as questões envolvendo pessoas com deficiência. Essa é uma tendência de mercado e pode tornar o seu produto acessível para um público ainda maior e ajuda a promover a inclusão. Prepare o seu site ou aplicativo para pessoas com deficiência auditiva e visual, por exemplo.
3. Visual
Para proporcionar uma experiência bacana, desenvolva uma interface que seja agradável visualmente. Isso vai despertar o interesse do usuário desde o primeiro momento e incentivar a continuidade da navegação.
Conecte com a sua identidade visual; cores, logo, palavras-chave. Veja as tendências do mercado, mas lembre-se: precisa ser bonito e fácil de entender e usar.
4. Intuitividade
Falamos no início do post que empatia é uma palavra chave para UX. Neste pilar, esse conceito é ainda mais importante. Embora seu produto/serviço tenha um persona base, desenvolva soluções que sejam muito intuitivas e possam atender a qualquer tipo de público. Tenha uma interface fácil de ser utilizada.
5. Desempenho técnico
Imagine que você desenhou a UX de um site de viagens. Ele é atrativo visualmente, tem funcionalidades úteis, muito intuitivas e é acessível, mas na hora da prática, o site é lento. Esse é um ponto que requer muita atenção. A experiência do usuário precisa ser completa. Verifique todo o desempenho técnico do seu produto ou serviço. Lembre-se: quanto mais rápido e seguro for o seu site, maiores as chances de rankeamento de mídia paga.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da nossa plataforma temos um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo na sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
Temos um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, nós também temos vários indicadores e dashboards na nossa plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor
- Média de atendimento por operador
- Tempo de atendimento
- Palavras-chave nas conversas
- Motivo de finalização de atendimento
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da TALLOS.

