Como conectar, engajar e transformar sua venda
“Meu cliente, minha vida”
Para que uma empresa prospere, sem dúvida, é fundamental converter vendas. Vamos aprender como conectar engajar e transformar sua venda. Mas este objetivo só é atingido se você conquistar clientes primeiro. E mais do que conquistar é necessário também fidelizar esses clientes.
Tenha em mente que um cliente em potencial só irá fechar a compra se confiar no seu produto ou serviço, e só retornará se suas expectativas foram atendidas ou superadas.
Por isso as expectativas do seu público-alvo devem ser o seu objetivo principal, afinal além de atrair é necessário também efetuar a retenção de clientes e isso é possível através do engajamento dos clientes.
Muitas técnicas que medem o nível de satisfação dos clientes podem ajudar nisso, mas antes é bom levar em conta algumas informações.
Especialmente para quem trabalha com venda e-commerce é importante saber que:
- Para conectar, engajar e transformar sua venda ~> 41% da receita online vende compras repetidas, que representam apenas 8% de todos os visitantes.
- Para conectar, engajar e transformar sua venda ~> A maior parte das empresas focam na aquisição de novos clientes, porém socar na retenção pode custar 7 Vezes menos e converter resultados mais rápidos.
Esses dados deixam claro que o consumidor de produtos através de lojas virtuais quando tem uma experiência bem-sucedida pela internet tende a confiar naquela loja e repetir a compra.
Mas esses dados podem ser pensados também para empresas que não exploram o Mercado Virtual, manter clientes é sempre mais barato que atrair, Além disso uma boa experiência de compra costuma gerar indicações.
Abaixo separamos uma lista sobre a importância do engajamento de clientes e dicas práticas sobre como fazer venda:
- O nível de satisfação de seus clientes pode expressar como melhorar processos e evitar problemas.
- Um cliente satisfeito, que gosta do seu serviço a ponto de indicar para um amigo ou familiar é a propaganda mais eficiente de seu negócio.
- Pesquisas mostram que uma pessoa muito satisfeita como um produto ou serviço recomenda em média para pelo menos três ou quatro outras pessoas.
- Por outro lado, uma pessoa insatisfeita tende a fazer marketing negativo e espalhar a crítica para pelo menos 11 outras pessoas.
- Uma maneira simples para saber o que seus consumidores pensam sobre sua marca e medir o nível de engajamento é através da pesquisa de satisfação. Esta pesquisa pode ser feita através de uma pergunta muito simples “qual a probabilidade de recomendar a esta empresa a um amigo ou colega? Porque?”
- Após a coleta é importante catalogar as opiniões e analisar. Apenas através da análise será possível descobrir o problema e onde agir.
- É recomendado também separar os consumidores em três categorias:
- Detratores: são clientes que recomendariam negativamente sua marca. Em relação a eles que você deve agir.
- Neutros: não farão marketing positivo nem negativo o seu negócio.
- Promotores: recomendariam seu negócio para alguém. Seu objetivo deve ser conquistar o maior número possível dessa categoria.
Após esta análise é hora de agir. Você deve saber tratar os detratores e transformá-los em promotores de sua marca.
É importante ressaltar que os clientes buscam atualmente é a qualidade do atendimento e principalmente a maneira como os problemas são resolvidos.
Portanto, entre em contato com o seu cliente insatisfeito, analise caso a caso peça desculpas e apresente soluções para aquele cliente.
Por fim me compreenda que os dados coletados são itens de controle, por isso você deve analisar os de forma profunda e através disso criar um plano de ação para agir na causa raiz dos problemas.
Agora me responda: a sua empresa já foi recomendada hoje? Siga as dicas acima e provavelmente você conseguirá muitas recomendações. Para dúvidas, críticas e elogios deixa um comentário para a gente.
Siga nossas redes sociais para mais conteúdos!