Quando o WhatsApp surgiu, seu único objetivo era a troca de mensagens online, o uso era comum entre amigos, familiares e pessoas próximas. Com a popularização, empresas começaram a enxergar potencial na ferramenta. Esse provavelmente é o seu caso, acertei?
Por ser um aplicativo gratuito e utilizado por mais de 99 milhões de pessoas apenas no Brasil, o WhatsApp se tornou um dos maiores canais de venda e comunicação entre empresas e clientes dos últimos anos. Para atender a essa demanda, a plataforma lançou a versão API.
Mas o que é a versão API?
O WhatsApp API é uma solução mais avançada e completa de utilização do aplicativo. Ele funciona como um recurso pensado para empresas que têm um fluxo alto de atendimento, otimizando a conversa com o cliente e evitando problemas comuns em versões mais simples – ou ou ainda a versão tradicional que as pessoas físicas têm.
Para te ajudar a entender melhor, separamos 5 vantagens de usar o WhatsApp API!
1. Mais de um usuário atendendo
Para empresas de pequeno porte o WhatsApp oferece a opção Business, que possui algumas funcionalidades comerciais, mas que só podem ser utilizadas por um único usuário. Se a sua empresa chegou em um nível em que apenas uma pessoa no atendimento não é suficiente, chegou a hora de fazer um upgrade.
O WhatsApp API oferece a possibilidade de mais de um usuário simultâneo e melhorias em várias funcionalidades comerciais; criar chatbots, enviar notificações, realizar integrações e automatizações com outras plataformas, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Imagine se você tem mais de um atendente, como deve ser dividir o celular ou o computador na hora dos atendimentos.. não dá né?
2. Base de qualidade
Uma das grandes dores de quem usa o WhatsApp para vendas é não ter uma base de clientes engajada. Quando um usuário ou um grupo recebe a sua mensagem e não interage, você corre o risco de prejudicar a sua estratégia de venda, principalmente em casos de envio em massa (listas de transmissão).
No WhastApp API, para ter um contato com o cliente, é preciso enviar um opt-in. Ou seja, uma mensagem para abertura de conversa, que só pode continuar se o cliente responder sinalizando que quer interagir. Cada abertura de conversa dura 24h, isso faz com que você tenha contato com o cliente quando ele estiver disponível e permitir.
Com isso, sua base de comunicação será sempre direcionada a pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço.


3. Segurança para o seu número
O WhatsApp API é homologado e está dentro das normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Qualquer ação realizada precisa respeitar as normas estabelecidas na lei. Isso evita que o seu número possa ser considerado SPAM e você perca o acesso.
Mas atenção! Essa proteção só ocorre em versões oficiais do WhatsApp API. Já pensou se sua empresa ou marca perde um telefone que já tem há muito tempo e é conhecido por seus clientes, tudo por conta da utilização de plataformas não homologadas?
4. Integração com outras plataformas
Com o WhatsApp API é possível integrar plataformas omnichannel. Isso significa que a sua equipe pode atender por outra plataforma, mesmo que o seu cliente esteja falando pelo WhatsApp. Essa é uma possibilidade que traz benefício para venda e gestão do seu negócio, agilizando ainda mais o atendimento, centralizando o lead e potencializando os resultados do seu time.
5. Indicadores de atendimento
Gerar indicadores é fundamental para elaborar boas estratégias para o seu negócio. Com o WhatsApp API dentro de uma plataforma, você pode monitorar o atendimento em tempo real, analisar tempo médio de espera, quantidade de atendimento por chatbot, média de satisfação geral, média de atendimento por operador, ranking de atendimento por setor ou operador e motivo de encerramento de conversa.
Como Adquirir o WhatsApp API
Para adquirir a versão API é preciso comprar um broker, que funciona como uma camada antes do whatsapp. Existem vários brokers no mercado, é importante estar atento e comprar o que mais se encaixa no perfil da sua empresa.
Além disso, fique atento!
Depois de contratar, não é possível fazer mudança de broker e nem um downgrade. Mas o que é um downgrade? Se você usava o WhatsApp business e passou a usar o WhatsApp API, não pode voltar para o business.
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Conosco você tem acesso a indicadores de performance do seu time e várias outras funcionalidades que podem te ajudar a aumentar vendas – todas integradas ao whastapp API e outras plataformas de venda como messenger, telegram email.
Confira algumas funcionalidades da nossa plataforma:
Análise de emoções
Criação de chatbots
Indicadores de atendimento
Dashboards em tempo real
Organização de tarefas
Armazenamento de histórico e dados do cliente
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