A comunicação nunca foi tão importante quanto nos dias atuais, em que a tecnologia chegou com grandes inovações dando início a uma nova era. Com isso, abriu portas para novas possibilidades no mercado, e quem tem se beneficiado bastante são as empresas que a utilizam.
E iniciando um novo ano, a história não é diferente, já que 2023 abre uma nova jornada para grandes possibilidades na área tecnológica, como é o caso do uso do WhatsApp API.
O que é WhatsApp API?
Lançada em agosto de 2018, a API do WhatsApp Business possibilitou que as marcas e empresas obtivessem o código de acesso do WhatsApp para ter informações mais aprofundadas e adicionar funcionalidades e integrações personalizadas para exigências específicas. Ou seja, trata-se de um produto essencialmente, que possibilita desenvolver soluções que integrem o WhatsApp e que permitam potenciar algumas funcionalidades.
De modo geral, as implementações mais comuns preveem integrar o WhatsApp em sistemas help-center e CRM destinados a assistência e vendas, criar BOTs e ferramentas de resposta automática ou ainda automatizar o envio de notificações transacionais.
Com mais de 2 milhões de usuários ativos por mês, o WhatsApp não é apenas um simples aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo para falar com amigos e familiares. Nos dias atuais, para cada vez mais empresas, trata-se de um canal estratégico para melhor estabelecer uma comunicação de qualidade com os seus pŕoprios consumidores no aplicativo que eles preferem.
A utilização do WhatsApp em negócios se tornou massiva de tal forma que agora passa pelos mais diversos setores, desde automobilista ao turismo, do comércio eletrónico à indústria de seguros.
Afinal, somente empresas podem requerer o uso do WhatsApp API?
O acesso à API do WhatsApp Business é exclusivo para empresas e de modo algum é destinado ao uso individual.
Para realizar o pedido de acesso será necessário ativar um processo de verificação empresarial diretamente com o Facebook. Esta fase de verificação é gerida diretamente pelo Facebook e pode levar algumas horas ou várias semanas até ficar completa.
WhatsApp Business x WhatsApp API
Além de tratar-se de um aplicativo mais frequente para uso pessoal, o WhatsApp oferece duas opções adicionais para empresas. E apesar de serem nomes parecidos, há várias confusões quanto às suas funcionalidades. Portanto, confira a seguir, qual a diferença entre ambas:
WhatsApp Business
É um aplicativo completamente gratuito que pode ser instalado através do Google Play ou na APP Store. Representa a escolha ideal para pequenos negócios que utilizam este canal para se comunicar com os seus clientes. O aplicativo possibilita abrir canais de contato profissional, prático, seguro e bastante eficaz dentro da mesma plataforma WhatsApp. Deste modo, a empresa vai poder usufruir da própria conta WhatsApp Empresarial sem precisar utilizar números pessoais.
O WhatsApp introduziu várias melhorias para a aplicação Business. Possibilita, por exemplo, criar etiquetas, inserir horas e expediente, criar um catálogo de produtos e algumas outras funcionalidades interessantes. Embora seja uma excelente ferramenta, o Aplicativo do WhatsApp Business apresenta limites significativos. O principal é ficar associada ao smartphone em que se instala e possibilitar uma gestão exclusiva manual das mensagens. Isto a torna inapropriada para empresas que tenham necessidade de estruturar este canal estratégico e de tornar escalável para grandes volumes.
WhatsApp API
Esta é uma solução criada especificamente para empresas de grandes dimensões e/ou em crescimento. Esta versão oferece funcionalidades avançadas e únicas, otimizadas para ambientes empresariais e que não se encontra no WhatsApp Business normal.
Ao contrário do WhatsApp Business, com a API, não existe nenhuma interface ou aplicação do WhatsApp. As empresas que a utilizam devem obrigatoriamente conectar o Endpoint das APIs do WhatsApp a uma plataforma externa como, por exemplo, o módulo de gestão de chats da Calbell. Estas soluções externas permitem obter funcionalidades ausentes do “WhatsApp Padrão”.
Um exemplo disso é a possibilidade de gerir conversas na modalidade mult-agente na Plataforma especificamente otimizado para essa finalidade – existem realidades empresariais onde grupos de mais de 500 funcionários colaboram através do mesmo número WhatsAṕp – ou dispor de sistemas de automação para o envio de notificações transacionais, que são, inclusive, bastante utilizadas em empresas de expedição e comércio eletrônico, por exemplo.
Afinal, quais são as principais funcionalidades do WhatsApp API em 2023?
Graças ao WhatsApp API, além da possibilidade de reproduzir suas funcionalidades já presentes na versão padrão da aplicação do WhatsApp, será possível:
- Conectar uma conta WhatsApp API a uma plataforma de multiusuário;
- Divulgar rapidamente conteúdos;
- Centralizar as comunicações com os clientes utilizando apenas um número;
- Obter relatórios detalhados sobre os chats;
- Criar chatbots.
Assim como toda inovação tecnológica que se renova a cada instante e a cada ano, o WhatsApp API promete em 2023 grandes surpresas, sendo assim é de grande importância buscar sempre atualizações de seu uso.
E para ajudar sua empresa a ficar por dentro e usufruir do uso de um atendimento de qualidade e personalizado, conheça a TALLOS a seguir,
Quem é a TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O atendimento ao cliente, sempre busca inovar-se e melhorar como objetivo de satisfazer e fidelizar o cliente. E com a TALLOS não é diferente. Conheça o poder do Omnichannel agora mesmo, acesse nosso site!