WhatsApp Api: o que é, como funciona e qual a importância dessa ferramenta?

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Com o surgimento do WhatsApp, a possibilidade de realizar troca de mensagens online em qualquer lugar do mundo, tornou-se possível, e foi, de fato, sucesso em todos os lugares.

Com sua popularização, empresas passaram a enxergar o grande potencial da ferramenta de comunicação, e em seguida, tornou-se um dos maiores canais de vendas e comunicação entre empresas e clientes. 

Desde muito tempo, as empresas têm buscado estabelecer uma comunicação de qualidade com seus consumidores, e a tecnologia tem se desenvolvido bastante para que isso aconteça. 

Um excelente exemplo disso, é o WhatsApp Business, versão para pequenas, médias e grandes empresas. Com esse grande crescimento do aplicativo, a ferramenta WhatsApp Business também gerencia volumes moderados de solicitações de clientes, conversas automatizadas entre outras.

Contudo, a criação do WhatsApp API foi criada com o foco em empresas com um alto fluxo de mensagens, cujo é a versão: WhatsApp Business API. Confira a seguir tudo o que sua empresa precisa saber sobre essa ferramenta de sucesso. 

Afinal, o que é e como funciona o WhatsApp Business API?

A ferramenta WhatsApp Business API foi lançada em 1º de agosto de 2018 e chegou ao mercado como uma solução para empresas de médio e grande porte, principalmente. 

O grande objetivo é facilitar o trabalho das empresas com uma ampla base de contatos de diferentes regiões, para que assim elas suportem o envio diário de milhares de mensagens, com respostas eficazes e rápidas. 

O serviço do WhatsApp Business API, consiste em uma tecnologia disponibilizada pelo WhatsApp para integração da plataforma com outras funções, o que permite uma grande melhora no atendimento e no relacionamento com clientes via rede. 

Um dos maiores exemplos de aplicação de automatização do atendimento via WhatsApp, é através do uso de Chatbots. 

Em suma, a ferramenta é uma forma de integrar e facilitar a comunicação de empresas de médio e grande portes, que possuem clientes, e portanto, pode ter um maior número de chamadas. 

É super interessante, e além de tudo, é bastante prático já que não é mais necessário cadastrar vários número no whatsApp para cada um dos atendentes. Essa possibilidade otimiza o atendimento ao cliente, além de diminuir as chances de erro no uso do aplicativo.

Principais diferenças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp Padrão 

O WhatsApp conta, atualmente, com três versões do aplicativo com objetivos e finalidades distintas. Conheça a seguir, as principais diferenças entre as modalidades:

WhatsApp Padrão

Esta é a versão tradicional do aplicativo, que é bastante usada para a comunicação pessoal e do dia-a-dia. Essa é a versão que o consumidor usa para entrar em contato com seu negócio. 

WhatsApp Business

A função WhatsApp Business foi desenvolvida em 2018 com o objetivo de aumentar a relação entre empresas de porte menor com seus consumidores. É nesta versão, que é possível utilizar alguns recursos adicionais, como:

  • Adicionar informações de funcionamento;
  • Valores de produtos e serviços;
  • Site; 
  • Entre outros.

WhatsApp Business API

A versão WhatsApp Business API, é a melhor e mais indicada opção para empresas de todos os portes, desde negócios menores a grandes campanhas. Essa versão, melhora a comunicação entre a marca e o cliente. 

Um dos principais atrativos dessa modalidade é a possibilidade de usar Chatbots e incluir vários atendentes em um só número de telefone. A função é bastante interessante para atender a grandes demandas de pessoas que entram em contato com seu negócio. 

Qual a importância do WhatsApp Business API?

Agora que foi possível entender o que é o WhatsApp Business API e a diferença entre as demais versões do aplicativo, confira a seguir as principais razões que tornam esta ferramenta tão importante para sua empresa. 

Possibilidade do uso de Chatbots para automatizar o atendimento

Com o uso da API do WhatsApp é possível automatizar o atendimento e garantir a otimização do tempo de resposta para os clientes, o que ajuda bastante na satisfação dos consumidores. 

O Chatbot é bastante útil, pois realiza uma triagem dos usuários e consegue resolver dúvidas e demandas simples, deixando para os atendentes somente os atendimento mais complexos. 

Possibilita diversos atendentes conectados simultaneamente em um mesmo número

A API permite que seja realizada uma integração entre o número da sua empresa e uma plataforma de atendimento digital, ou seja, sua empresa poderá ter múltiplos atendentes utilizando o mesmo número. 

Também é possível identificar pelo histórico de atendimento da plataforma qual colaborador realizou determinada demanda, qual o cliente atendido e a data do contato. 

Possibilita a geração de relatórios de atendimento

Determinadas empresas de pequeno porte utilizam o aplicativo na versão padrão para o atendimento ao cliente e ficam sem acesso aos dados mais necessários para melhoria. Já outras que utilizam o WhatsApp Business, precisam partir para o trabalho manual na criação de relatórios. 

Nesse ponto, o WhatsApp API se sobressai com uma grande vantagem. Com essa versão é bem mais simples realizar a avaliação de performance do canal, a partir da integração com uma plataforma de atendimento digital. 

Dessa forma, é possível acompanhar detalhadamente as principais métricas e estatísticas, e desse modo, desenvolver, cada vez mais, melhores soluçẽs e resultados para sua marca. 

E para que sua empresa possa realizar uma demanda ainda mais prática, aǵil com um atendimento de altíssima qualidade, conheça a seguir a TALLOS. 

TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Um dos maiores e grandes diferenciais desta versão do WhatsApp, é que poderá ser integrada a demais plataformas de atendimento e poderá oferecer indicadores mais específicos. 

Trata-se de uma versão que abre as portas para que as empresas tenham uma maior autonomia e possam usufruir melhor de cada função que o WhatsApp API oferece às empresas. 

E para obter uma maior qualidade no uso da ferramenta, conheça mais sobre TALLOS e seus grandes benefícios acessando seu site!

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