metas de vendas

Atualmente, é quase que uma regra que as equipes de vendas das organizações possuam metas claras e muito bem definidas. Afinal, como diria o ditado popular: para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar é válido.

As metas de vendas são muito importantes para guiar o seu time, já que é a partir delas que você vai desenvolver estratégias e ações para direcionar a sua equipe, além de ajudar no foco e na motivação.

Dessa forma, para te ajudar a desenvolver metas e direcionamentos para sua equipe, separamos aqui algumas dicas de como você pode estabelecer focos para seu time.

meta de vendas

Comece com uma análise de mercado

É muito importante que as suas metas de vendas sejam realistas, então é interessante que você comece entendendo e analisando o mercado. Caso contrário, você pode colocar uma meta não alcançável e acabar frustrando a sua equipe, o que com certeza vai diminuir a produtividade com o seu time.

Quando você analisa o mercado, o seu embasamento garante que a sua equipe tenha uma meta desafiadora, mas também alcançável. Isso é bom, inclusive, para o clima organizacional da sua empresa.

Esse tipo de técnica se tornou ainda mais importante agora no ano de 2021, uma vez que, devido a pandemia, a mercado está mudando cada vez mais rápida mas com mais instabilidade em diversos setores: muitas empresas estão abrindo e várias outras estão fechando. É realmente muito necessário que você tenha esse senso de que as metas de vendas realmente façam sentido de acordo com o nicho de mercado que o seu negócio está inserido.

Observe a capacidade do seu time

Analisar o mercado é sim necessário, mas não adianta olhar só para fora e esquecer de olhar também para o seu interno. No final, por mais que as metas com base na análise de mercado sejam alcançáveis, talvez a sua equipe não tenha habilidade ou técnica suficiente para bater essa meta. 

Caso isso aconteça, você pode diminuir a sua meta para encaixar com a realidade do negócio e a partir disso, traçar planos de crescimento da equipe para que se torne possível alcançar metas maiores.

Por outro lado, você pode também investir em melhorar a sua equipe comercial. Isso pode ser feito tanto com uma série de capacitações, como também apenas contratando novos funcionários.

Analise seus próprios dados

Conhecer os próprios dados do seu negócio é basicamente uma obrigação, caso você seja responsável pelo seu setor de vendas, o que é mais comum.

Afinal, com base em seus dados você vai pode entender, por exemplo, qual o seu ticket médio – dividir a receita gerada pelo número total de vendas em um determinado período.

Assim, você consegue entender quais foram os seus resultados em períodos anteriores no seu negócio e, dessa forma, você tem uma estimativa média de faturamento da sua empresa em determinadas épocas.

Portanto, você vai ter uma leitura de como era a capacidade de vendas do seu negócio e conseguir fazer previsões. 

Use a tecnologia

Ter ferramentas de análise de dados com certeza também é interessante para ter uma definição precisa das metas de vendas na sua organização. Não só isso, mas também ferramentas que te ajudem a organizar dados que você já tem, como planilhas.

O uso de planilhas, inclusive, é muito comum, e quando bem feito, é muito eficiente para equipes de venda. Você tem diversas possibilidades utilizando esse tipo de ferramenta.

Analisar o seu CRM também é importante, já que você tem informações sobre os seus clientes e possíveis clientes: quando compram, o que mais compram, as preferências, dentre outros dados. Isso depende muito de como você roda o CRM – e se você roda um CRM também.

No mais, tudo isso é importante para que você consiga entender quais devem ser as metas do seu negócio.

Caso você tenha gostado do artigo, aproveite também para acessar nossas redes sociais ou ver outros conteúdos em nosso blog.

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário