Fidelizando Clientes: Como fazer e porque isso é importante? Encantar um cliente é um passo importante para aumentar as vendas e favorecer o posicionamento de mercado da empresa. Além disso, um consumidor satisfeito compra com mais frequência na empresa e atrai novos clientes com mais facilidade.

Por conta dessas vantagens fidelizar clientes é altamente recomendado e listamos aqui algumas razões para isso e algumas dicas sobre o assunto:

Manter um cliente custa até 5x menos do que conquistar outro: por isso é extremamente importante manter um relacionamento próximo com o cliente, para entender as suas necessidades e oferecer os melhores produtos para ele.

Clientes costumam voltar quando a experiência foi boa: acompanha de perto e esteja aberto a reclamações e sugestões de seus clientes. Ouvir o que seu cliente tem a dizer e mostrar interesse em sua opinião reforça a boa impressão do negócio.

Fique ligado: experiências ruins são divulgados até 12 vezes mais de experiências boas. Portanto, esteja atento e ofereça suporte aos seus clientes caso algum imprevisto aconteça.

Identifique problemas: toda equipe deve estar envolvida para identificar possíveis problemas. Os motivos da insatisfação do cliente podem exigir soluções simples, mas que precisam ser identificadas para evitar possíveis falhas.

O fator surpresa: surpreender clientes é muito importante na hora de fidelizar. Entre as estratégias que podem ser utilizadas podemos citar promoções, brindes, informativos sobre novos produtos, sempre de acordo com o histórico de compras do cliente. Através destes diferenciais o vínculo é fortalecido.

Satisfação não é sinônimo de fidelidade: medir satisfação é útil, mas não se deve transformar isso na ferramenta Central. Muitas vezes as pessoas que disseram estar satisfeitas um determinado produto, em uma próxima oportunidade podem consumir de outra marca por achar mais valioso ou vantajoso naquele momento. Por isso além de deixar o cliente satisfeito, é necessário lançar mão de outras estratégias.

Como medir fidelidade: através da análise do fluxo de compra, fazendo um balanço da contabilidade financeira, observando a frequência da compra, média do valor da compra e participação da compra por categorias. Além disso, procure separar o segmento de novas clientes dos antigos consumidores, assim conseguirá observar melhor os indicadores.

Uma meta a ser perseguida: independente do seu ramo de negócios você sempre precisará buscar a fidelização dos seus clientes, atentando para oportunidades e oferecendo melhores produtos e serviços capazes de vencer a concorrência.

Apelo: é bom a pele é bom para cativar o público, como preço para exemplo. Mas existem vários outros tipos de apelo. Como exemplo podemos citar aspectos visuais, atendimento, personalização do produto entre outros. O melhor tipo de apelo Depende muito do seu formato de negócio pois seu papel é atrair o público para diferenciar a sua oferta para ele.

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