fluxograma de atendimentos digitais

Você sabe o que é um fluxograma de atendimentos digitais? Sabe como ele pode impactar no seu atendimento se bem implantado? Não? Pois você veio ao lugar certo.

Nunca foi tão claro como várias empresas do mercado possuem dificuldades em estruturar e implantar equipes e times de atendimento eficientes em suas organizações.

Se o seu negócio possui dificuldades em descobrir onde o seu time de atendimento digital está falhando ou não está entregando o suficiente, tanto para atuais clientes como para leads engajados, é muito provável que o seu problema esteja nos processos ou melhor dizendo, de um fluxograma de atendimentos digitais.

Então, hoje vamos te ajudar a entender melhor se esse é realmente o seu problema e como você pode começar hoje mesmo a resolvê-lo.

O que é fluxograma de atendimentos digitais?

De forma resumida, um fluxograma de atendimentos digitais é um mapa visual que te ajuda a entender todos os processos que estão inseridos no seu atendimento.

Então, você terá uma visão ampla de tudo que acontece até o seu cliente conseguir tirar uma dúvida ou mesmo fechar mais uma venda.

Veja um exemplo abaixo:

fluxogramas no seu atendimento
Fonte: MindMiners

Porque você precisa de um fluxograma de atendimentos digitais?

Ele não vai funcionar apenas para ou seu direcionamento, nem mesmo apenas para guiar a sua equipe. No fim das contas, o que ele vai fazer é trazer melhores resultados nos seus atendimentos digitais.

Quando o seu time possui um grande alinhamento e já possuem uma rapidez em entender os processos, eles conseguem aumentar a produtividade e melhorar as métricas do seu atendimento.

Então, em outras palavras, o seu atendimento, com o fluxograma implantado, terá:

  • Organização de todos os processos
  • Redução nos seus gastos operacionais
  • Melhoria nas suas métricas
  • Contribui para a experiência do cliente ao tornar o atendimento mais eficiente.

Como montar o seu fluxo

O fluxograma de atendimentos da sua empresa é único, então, nem adianta procurar na internet modelos prontos para que já possam ser implantados no seu negócio. 

É necessário sentar um pouco para pensar sobre como isso deve ser feito. Então, vamos te dar alguns direcionamentos de como eles podem ser feitos da melhor maneira.

De forma simplificada, você pode distribuir o seu fluxo em três partes:

  • Solicitação
  • Especialização
  • Pesquisa de satisfação

Solicitação

Basicamente, esse momento inicial se refere a quando o seu cliente ou lead entra em contato com a sua equipe para tirar dúvidas, comprar produtos, fazer reclamações, dar feedbacks.

Nesse momento, também, geralmente ocorre o cadastro da solicitação e se possível o cadastro da pessoa que está entrando em contato também, dependendo de qual é o seu canal de atendimento.

Especialização

Agora, você tem um aprofundamento da dúvida do seu cliente. 

Aqui é importante salientar que deve haver uma transparência com a pessoa que está sendo atendida quanto aos próximos passos do atendimento, sejam eles o contato com outra pessoas ou um tempo de espera um pouco mais elevado.

Nessa etapa, então, aparece como a informação, ao seu cliente, dos próximos passos.

Pesquisa de satisfação

Supondo que você já tenha conseguido resolver o problema do seu cliente, normalmente o próximo passo é o NPS.

Que vem exatamente para auxiliar o seu cliente a dizer qual o nível de satisfação dele acerca do seu atendimento.

Assim, a pesquisa de satisfação é a última etapa do seu fluxo.

De qualquer forma, estamos aqui para auxiliar o seu negócio a ter mais e melhores vendas e atendimentos digitais. 

Entre em contato conosco para melhorar os resultados dos seus atendimentos e vendas em diversos canais e plataformas diferentes de atendimento.

Esperamos que você tenha ganho bons insights para o seu atendimento e vendas digitais. Aproveite para ler outros artigos do blog e nos seguir em nossas redes sociais. Aqui você encontrará vários artigos legais sobre vendas, atendimento e relacionamento.

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