Quer vender mais pelo Whatsapp? Confira as 4 práticas que fizeram uma franquia de educação aumentar em mais de 80% suas vendas após implantar a Tallos 1

Vender pelo Whatsapp e pelas redes sociais nem sempre é uma tarefa fácil. Exige adaptação dos negócios e faz com que sejam desenvolvidos e implantados novos processos, rotinas e padrões de operacionais. Por conta disso, conhecer boas práticas e entender como outras operações conseguiram implantar mudanças para ajustar seu modelo de vendas para o digital é tão importante, principalmente, quando essas mudanças geraram efeitos direto nos resultados.

Portanto, vamos abordar algumas práticas encontradas em uma franquia de educação que através da utilização da Tallos, além de conseguir melhorar seu atendimento e relacionamento nos canais digitais, conseguiu construir uma verdadeira máquina de vendas!

Whatsapp-Tallos

Formatar múltiplos processos de vendas no Whatsapp

No case em questão, vários eram os cursos a serem vendidos e vários também eram os leads que seriam abordados. Alguns, por exemplo, já eram clientes, outros eram prospecções frias ou vinham através de campanhas de marketing, e assim por diante.

O que a franquia fez foi: organizar vários processos diferentes em função de quais grupos de leads deveriam ser acionados, ou seja, a depender da lista de prospecção um processo maior ou menor era formado. Dessa forma, o processo e suas etapas seriam tão longos ou curtos quanto fosse necessário, tendo em vista a adesão dos leads com a oferta.

A funcionalidade da plataforma de atendimento da Tallos que foi utilizada ao máximo nessa ação implantada pela franquia foi o funil de atividades.

Definir metas de resultado e de performance

Após formatados diferentes processos de vendas, além das metas de vendas propriamente ditas, foram definidas na franquia metas para cada etapa do processo, ou seja, metas de contatos por dia, de agendamento de reuniões, de envio de apresentações comerciais e assim por diante.

Essas definições, além de tornar o alcance da meta mais tangível, pois a fraciona em atividades menores para o time, garantiu maior previsibilidade do volume de atividade comercial a ser desempenhada por cada membro do time, e ajudou a gestão da operação a identificar quais etapas ou fases do processo estavam com maior deficiência.

Além do acompanhamento dos funis de atividades, os dashboards, as bases de relatórios e as tabulações contidas na plataforma de atendimento da Tallos foram as funcionalidades que a franquia utilizou para implantar essa prática.

Criar e revisar sistematicamente os padrões de atendimento

Com processos formatados, e metas definidas, o próximo passo foi implantar revisões sistemáticas dos padrões de atendimento. As mensagens padrões que o time enviava aos clientes começaram a ser discutidas e melhoradas pela gestão e por toda equipe, assim como todos os materiais de marketing que eram enviados pelo time.

A cada nova mudança e revisão, foram avaliados os resultados gerados (metas de cada estágio do processo e satisfação do cliente) para ter compreensão se as mudanças de fato poderiam ser encaradas como melhorias para a operação ou não.

As mensagens padrões e a lista de transmissão, em algumas campanhas de vendas, contidas na plataforma de atendimento da Tallos foram as funcionalidades utilizadas para implantar essa prática.

Reuniões de resultados e checagens diárias da performance da operação

A franquia garantiu que todas as implantações feitas eram acompanhadas em tempo real, ou seja, a gestão adquiriu domínio e conhecimento das particularidades da operação para melhorar a eficiência das atividades.

Diariamente foram implantadas reuniões para discutir as metas, quantos clientes estavam sendo atendidos, quantos ficaram pendentes de resposta, quantos estavam em negociação, quem da equipe estava atendendo mais, quanto tempo estava demorando, e assim por diante.

Ter o domínio da parte prática do atendimento fez com que a gestão pudesse observar e direcionar o time rapidamente para melhorias das atividades.

O monitoramento da operação oferecido contido na plataforma de atendimento da Tallos foi o grande diferencial para implantar esse nível de aumento de performance.

Esperamos que através do compartilhamento dessas práticas você tenha obtido boas ideias para melhorar os resultados do seu negócio e aumentar suas vendas pelo whatsapp e as redes sociais.Se você gostou do nosso conteúdo, fica à vontade para dar uma lida nos outros artigos do nosso blogseguir nossas redes sociais. Temos certeza que aqui você encontrará muito conteúdo bacana sobre vendas e relacionamento.

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário