plataforma de atendimento

As atividades de atendimento e vendas pelo whatsapp, redes sociais e site vem crescendo de forma rápida, exigindo dos negócios adaptação, desde desenhos estratégicos (como inteligência artificial) para esses canais de vendas até a implantação de processos e rotinas. 

Estudar boas práticas e implantar mudanças no seu negócio, sem dúvidas, é imprescindível para melhorar seus resultados de vendas e a eficiência da sua equipe. Entretanto, a concorrência para construir um diferencial competitivo concreto nos meios digitais é alta, e para fazer com que seu negócio escale e mantenha sua rentabilidade demanda soluções especializadas.

inteligencia-artificial

Dentre as soluções disponíveis, as plataformas de atendimento se destacam, pois permitem a evolução dos negócios ao patamar do omnichannel, ou seja, integrar todos os canais de comunicação em um só local.

A implantação de uma plataforma de atendimento consegue fazer com que tudo possa ser gerenciado e melhorado em um só sistema. Nesse contexto, algumas plataformas vão além e conseguem junto à sua proposta de integração juntar processos de inteligência para melhorar a performance da sua operação, por meio da utilização de chatbot e inteligência artificial.

Como os chatbots auxiliam no atendimento ao cliente?

Os chatbots permitem que operações e atividade repetitivas sejam automatizadas tanto dentro do contexto do atendimento como fora dele, fazendo com que as ações que o cliente tome durante o seu relacionamento com o chatbot possa acionar demandas para outros departamentos e setores do seu negócio, não só para a equipe de atendimento. A execução de tarefas dentro e fora do atendimento através de inputs identificados por automações permitem que seu negócio se encaminhe para fluxos de atividades cada vez mais digitalizado.

Na prática, o uso dos chatbots permite agilidade e disponibilidade absoluta, além de reduzir a necessidade de pessoas fazendo trabalhos sem agregação de valor ao cliente final. Dessa forma, isso faz com que sua operação possa aumentar o volume de atividades sem aumentar despesas com a contratação de pessoas ou pagamentos de adicionais, por exemplo.

A inteligência artificial é capaz de identificar comportamento dos clientes

Além do chatbot, a inteligência artificial atua como um catalisador desse ganho de eficiência, pois ela permite o avanço da automação através da identificação de comportamentos por parte do cliente, sem fazer com que os processos ocorram de maneira robótica e gerem prejuízos na qualidade do atendimento ao cliente.

A própria inteligência artificial permite um processo de aprendizagem contínuo e captação de dados e informações de maneira constante, possibilitando que as mensagens trocadas pelos clientes sejam captadas e analisadas para auferir sua emoção durante o atendimento, e tomar conhecimento das maiores demandas dos clientes fornecendo informações úteis ao processo de decisão.

o uso de chatbots e também da inteligência artificial, são diferenciais competitivos que as operações de atendimento e vendas tem a sua disposição […]

A utilização dessas tecnologias desde a integração dos canais de comunicação, o uso de chatbots e também da inteligência artificial, são diferenciais competitivos que as operações de atendimento e vendas tem a sua disposição, não só para aumentar o grau de automação do negócio, mas também para garantir o crescimento do volume de atividades de maneira sustentável, coletando e ganhando informações ricas, e fazendo com que o seu time esteja focado onde realmente existem os casos mais complexos. Portanto, os seus recursos estarão direcionados para os locais de maior resultado.

Esperamos que tenha ficado mais claro para você quais impactos positivos a tecnologia pode gerar no seu negócio, e como a sua utilização é importante para construir diferencial entre os concorrentes. Se você gostou do nosso conteúdo, fica à vontade para dar uma lida nos outros artigos do nosso blog, e seguir nossas redes sociais. Temos certeza que aqui você encontrará muito conteúdo bacana sobre vendas e relacionamento.

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário