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Como conectar, engajar e transformar sua venda
“Meu cliente, minha vida”

Para que uma empresa prospere, sem dúvida, é fundamental converter vendas. Vamos aprender como conectar engajar e transformar sua venda. Mas este objetivo só é atingido se você conquistar clientes primeiro. E mais do que conquistar é necessário também fidelizar esses clientes.

Tenha em mente que um cliente em potencial só irá fechar a compra se confiar no seu produto ou serviço, e só retornará se suas expectativas foram atendidas ou superadas.

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Por isso as expectativas do seu público-alvo devem ser o seu objetivo principal, afinal além de atrair é necessário também efetuar a retenção de clientes e isso é possível através do engajamento dos clientes.

Muitas técnicas que medem o nível de satisfação dos clientes podem ajudar nisso, mas antes é bom levar em conta algumas informações.

Especialmente para quem trabalha com venda e-commerce é importante saber que:

  • Para conectar, engajar e transformar sua venda ~> 41% da receita online vende compras repetidas, que representam apenas 8% de todos os visitantes.
  • Para conectar, engajar e transformar sua venda ~> A maior parte das empresas focam na aquisição de novos clientes, porém socar na retenção pode custar 7 Vezes menos e converter resultados mais rápidos.

Esses dados deixam claro que o consumidor de produtos através de lojas virtuais quando tem uma experiência bem-sucedida pela internet tende a confiar naquela loja e repetir a compra.

Mas esses dados podem ser pensados também para empresas que não exploram o Mercado Virtual, manter clientes é sempre mais barato que atrair, Além disso uma boa experiência de compra costuma gerar indicações.

Abaixo separamos uma lista sobre a importância do engajamento de clientes e dicas práticas sobre como fazer venda:

  1. O nível de satisfação de seus clientes pode expressar como melhorar processos e evitar problemas.
  1. Um cliente satisfeito, que gosta do seu serviço a ponto de indicar para um amigo ou familiar é a propaganda mais eficiente de seu negócio.
  1. Pesquisas mostram que uma pessoa muito satisfeita como um produto ou serviço recomenda em média para pelo menos três ou quatro outras pessoas.
  1. Por outro lado, uma pessoa insatisfeita tende a fazer marketing negativo e espalhar a crítica para pelo menos 11 outras pessoas.
  1. Uma maneira simples para saber o que seus consumidores pensam sobre sua marca e medir o nível de engajamento é através da pesquisa de satisfação. Esta pesquisa pode ser feita através de uma pergunta muito simples “qual a probabilidade de recomendar a esta empresa a um amigo ou colega? Porque?”
  1. Após a coleta é importante catalogar as opiniões e analisar. Apenas através da análise será possível descobrir o problema e onde agir.
  1. É recomendado também separar os consumidores em três categorias:
  • Detratores: são clientes que recomendariam negativamente sua marca. Em relação a eles que você deve agir.
  • Neutros: não farão marketing positivo nem negativo o seu negócio.
  • Promotores: recomendariam seu negócio para alguém. Seu objetivo deve ser conquistar o maior número possível dessa categoria.

Após esta análise é hora de agir. Você deve saber tratar os detratores e transformá-los em promotores de sua marca.

É importante ressaltar que os clientes buscam atualmente é a qualidade do atendimento e principalmente a maneira como os problemas são resolvidos.

Portanto, entre em contato com o seu cliente insatisfeito, analise caso a caso peça desculpas e apresente soluções para aquele cliente.

Por fim me compreenda que os dados coletados são itens de controle, por isso você deve analisar os de forma profunda e através disso criar um plano de ação para agir na causa raiz dos problemas.

Agora me responda: a sua empresa já foi recomendada hoje? Siga as dicas acima e provavelmente você conseguirá muitas recomendações. Para dúvidas, críticas e elogios deixa um comentário para a gente.

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