Conheça as 03 estratégias para planejar suas vendas pelo whatsapp e redes sociais para impulsionar os resultados do seu negócio. 1

As vendas pelo whatsapp e redes sociais estão cada vez mais intensas, as pessoas rapidamente ao se envolverem e engajarem com seus canais de comunicação não querem apenas conversar através deles, fazendo questionamento e obtendo respostas do seu negócio, mas elas querem ir além desse tipo de relação mais simples e superficial.

Atualmente, o público passa a querer resolver o máximo de questões possíveis através dos próprios canais de comunicação das empresas, ou seja, a atividade e o envolvimento do público, bem como, a expectativa que desenvolvem ao longo do contato que fazem com sua empresa mudou bastante.

Dentre as várias expectativas que o público tem ao se relacionar com canais de comunicação das empresas, uma se destaca e vem ganhando cada vez mais destaque, e ela é justamente o próprio ato de compra do cliente. Nesse contexto, os canais de comunicação das marcas, hoje não são mais apenas meios de direcionar mensagens para um público passivo, mas passaram a se tornar verdadeiros canais de vendas e fontes de receita.

Conheça as 03 estratégias para planejar suas vendas pelo whatsapp e redes sociais para impulsionar os resultados do seu negócio. 2

Ao tratarmos do whatsapp e das redes sociais, não só como ferramentas de comunicação, mas como canais de vendas, uma série de implicações surgirão dentro da rotina de utilização desses canais, bem como, na estratégia que será empregada para eles de acordo com a realidade de cada empresa.

Abaixo, listamos as 03 estratégias de vendas pelo whatsapp e as redes sociais variarão de acordo com o comportamento de compra de seus clientes.

  1. Os canais de comunicação servem como meio de captar demanda

Nessa perspectiva, os seus canais de comunicação se comportam como amplificadores das mensagens do seu negócio, aumentando o alcance das empresas com o público atual dela.

Tendo isso em vista, os seus canais de comunicação nessa primeira estratégia não farão com que você entre em um novo tipo de cliente, mas farão com que você tenha um poder de mensagem maior, sendo capaz de atrair público semelhante ao seu perfil atual de cliente, gerando demanda para seu negócio.

Essa estratégia é a mais simples das três, pois nessa perspectiva os canais de comunicação entram como apoio e tem um papel complementar aos demais canais de vendas, e apenas realizam a venda de maneira passiva, quando acionados pelo público.

Ações práticas a serem implantadas nessa estratégia consistem em fazer com que suas redes sociais tenham coesão e coerência, bem como, o conteúdo distribuído por elas seja tido como relevante para o público que você já atende. No caso do whatsapp, é importante garantir a agilidade no contato de resposta ao cliente, a manutenção de uma mesma linguagem em relação as redes sociais, e a capacidade de direcionar ou fechar vendas de acordo com a demanda do público.

Os canais de comunicação servem como meio de vendas pelo whatsapp adicionais

Nessa estratégia as vendas pelo whatsapp e pelas redes sociais tem um papel mais ativo em relação a primeira estratégia apresentada.

Nessa perspectiva, você ainda utilizará os canais de comunicação para atingir o público habitual do seu negócio, mas ao contrário de antes, você fará isso de forma ativa, definindo rotinas de contato com os clientes a serem executadas pelo seu time, também chamadas de régua de relacionamento.

Ou seja, a utilização do whatsapp e das redes sociais será amparada por informações vindas de sua inteligência comercial, seu negócio entrará em contato com os clientes de acordo com determinados gatilhos, por exemplo, identificando quais clientes saíram de sua frequência de compra habitual, quais clientes por comportamento de compra reduziram o volume comprado, quais clientes tem maior probabilidade de comprar produtos novos ou em promoção e assim por diante.

Ações práticas a serem implantadas nessa estratégia giram em torno de você ter informações sobre seus clientes bem trabalhadas para saber qual grupo entrar em contato e quais mensagens deverão ser direcionadas de acordo com o momento de cada um.

Essa estratégia de vendas adicionais é importante para os negócios, pois garante as marcas maior poder de atração do cliente, quando esse não é atendido ou realiza compras em um canal de vendas tradicional já trabalhado pelo seu negócio.

vendas pelo whatsapp
  • Os canais de comunicação servem como meio de alcançar novos clientes e abrir mercado.

Nessa estratégia as vendas pelo whatsapp e pelas redes sociais tem um papel muito importante dentro da sua estratégia comercial, pois nesse cenário através dos canais de comunicação, seu negócio consegue atingir um tipo de perfil de cliente diferente daquele que ele habitualmente atende.

Logo, das três estratégias, essa é a que os canais de maior destaque, pois através deles você não só capta demanda ou gera vendas adicionais, mas o principal motor de vendas para um novo perfil de cliente estão neles.

Nessa perspectiva a inteligência comercial não deve ser apenas uma informação que irá gerar a execução de rotinas e processos, mas a própria utilização e interação nos canais de comunicação geram a inteligência comercial.

Nessa estratégia os canais de comunicação terão equipes próprias de vendas, metas de novos clientes, de faturamento e se responsabilizaram por vendas de determinados tipos de produtos, geralmente produtos menos complexos devido à venda operar em um formato remoto.

Nenhuma das estratégias que apresentamos é exclusiva, a utilização de uma ou de outra dependerá do contexto do seu negócio, assim como, dos perfis de cliente que você atinge atualmente.

O principal objetivo no entendimento das estratégias de vendas pelo whatsapp e pelas redes sociais é compreender em qual viés seu negócio está atuando, por mais que isso tenha sido planejado ou não, e identificar quais ações práticas você pode começar a desenvolver para que seu negócio tire cada vez mais proveito dos canais de comunicação, sabendo como adequar esse novo canal de vendas com os atuais processos comerciais da sua operação.

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