whatsapp-tallos-vendas

Tendo uma equipe formatada com processos de atendimento definidos, o próximo passo para aumentar os resultados das suas vendas e melhorar a satisfação dos seus clientes com o atendimento realizado pelo seu negócio, consiste em implantar a automação no whatsapp e nos seus demais canais de comunicação.

Qual o benefício da automação para o whatsapp e seus canais de comunicação?

A automação para o whatsapp e para as suas redes sociais tem o objetivo de reduzir o volume de demanda repetitiva que a sua equipe atende, permitindo que ela esteja focada nos atendimentos mais complexos e nas demandas vindas dos clientes referentes à venda.

Ou seja, você conseguirá otimizar a utilização do tempo da sua equipe, fazendo com que ela fique focada onde realmente é necessária, e as atividades que demandam esforço repetitivo que antes ocupavam o tempo da equipe serão absorvidas pela automação.

Isso permitirá que sua equipe foque mais nas atividades de venda e no acompanhamento dos clientes com interesse de compra, além de permitir que seu negócio processe um maior volume de atendimento sem aumentar o número de pessoas envolvidas na operação.

Em resumo, a automação permitirá que você contenha despesas, processe um maior número de atendimento, consiga extrair mais resultados das vendas, e garantirá aos clientes respostas mais rápidas aos seus questionamentos, pois as respostas não dependerão da capacidade de atendimento do seu time, fluirá através dos processos automatizados da sua plataforma de atendimento.

whatsapp-vendas

Como a automação funciona na prática?

A implantação da automação para o atendimento em níveis iniciais dentro dos negócios, opera fazendo com que seus clientes possam escolher questões pré-definidas e a partir daquilo que eles escolhem, recebem respostas automáticas já cadastradas.

A medida que seus clientes entrem em contato e ampliem o relacionamento com seu negócio, você poderá sair dessa fase inicial do processo de automação, pois durante a ocorrência dessas interações entre clientes e a sua plataforma de atendimento, você consegue recolher informações relevantes dos atendimento e ir identificando padrões tanto nas perguntas de seus clientes e como nas respostas dadas pelo seu time.

Essas informações recolhidas e tratadas são chamadas de base de conhecimento, ela servirá para avançar o seu processo de automação e torná-lo mais fluido e natural na percepção do cliente.

Em níveis mais avançados, com a montagem da base de conhecimento contendo os padrões de perguntas dos clientes e das respostas dadas pelo seu time, você poderá seguir para o próximo nível de automação do atendimento no whatsapp e nos demais canais de comunicação.

Nesse contexto, você deverá iniciar realizando a análise da base de conhecimento, atribuindo respostas automáticas e variantes delas para cada padrão identificado, ao fazer isso você poderá abrir mão do rol de questões pré-definidas.

Nesse ponto o seu atendimento experimentará uma mudança significativa, pois as respostas automáticas e suas variantes serão dadas de acordo com a identificação dos padrões da base de conhecimento, e não serão mais dependentes de uma escolha pré-definidas do cliente.

Portanto, para iniciar a implantação da automação nos seus canais de relacionamento, você deve primeiro compreender quais as demandas repetitivas que são originadas dos clientes para que você possa criar as primeiras questões pré-estabelecidas.

Como fazer com que automação gere os resultados esperados?

Você não deve automatizar todo o processo de atendimento de uma só vez, pois caso isso seja feito as mudanças podem ser bruscas para seus clientes e acabar gerando um efeito contrário, ao invés de entregar valor mais rápido para seus clientes, você acabará tornando o processo mais burocrático e com etapas desnecessárias.

Outro ponto importante na evolução da implantação das automações para whatsapp e redes sociais, consiste no monitoramento constante, ao fazer novas inserções de respostas automáticas, ao mudar as perguntas pré-estabelecidas ou, ainda, ao identificar padrões e atribuir respostas à eles na base de conhecimento, você deve a todo instante avaliar a se a satisfação de seus clientes aumenta ou diminui, a fim de identificar se as mudanças estão tendo o resultado esperado ou não.

Peça para que seu time avalie as automações a serem implantadas e faça pequenos testes com seus clientes antes de fazer com que elas fiquem válidas para todos os que entram em contato com seu negócio, pois dessa maneira a chance do processo de automação ser inserido e de fato ser bem recebido pelos seus clientes aumentará de maneira significativa.

Se você gostou do nosso conteúdo, fica à vontade para dar uma lida nos outros artigos do nosso blog, e seguir nossas redes sociais, temos certeza que aqui você encontrar muito conteúdo bacana sobre vendas e relacionamento.

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário