WhatsApp API: 5 vantagens de utilizá-lo 1
Clique para ouvir em formato de Podcast! 👆🏻

Quando o WhatsApp surgiu, seu único objetivo era a troca de mensagens online, o uso era comum entre amigos, familiares e pessoas próximas. Com a popularização, empresas começaram a enxergar potencial na ferramenta. Esse provavelmente é o seu caso, acertei? 

Por ser um aplicativo gratuito e utilizado por mais de 99 milhões de pessoas apenas no Brasil, o WhatsApp se tornou um dos maiores canais de venda e comunicação entre empresas e clientes dos últimos anos. Para atender a essa demanda, a plataforma lançou a versão API. 

Mas o que é a versão API?

O WhatsApp API é uma solução mais avançada e completa de utilização do aplicativo. Ele funciona como um recurso pensado para empresas que têm um fluxo alto de atendimento, otimizando a conversa com o cliente e evitando problemas comuns em versões mais simples – ou ou ainda a versão tradicional que as pessoas físicas têm.

Para te ajudar a entender melhor, separamos 5 vantagens de usar o WhatsApp API!

1. Mais de um usuário atendendo

Para empresas de pequeno porte o WhatsApp oferece a opção Business, que possui algumas funcionalidades comerciais, mas que só podem ser utilizadas por um único usuário. Se a sua empresa chegou em um nível em que apenas uma pessoa no atendimento não é suficiente, chegou a hora de fazer um upgrade. 

O WhatsApp API oferece a possibilidade de mais de um usuário simultâneo e melhorias em várias funcionalidades comerciais; criar chatbots, enviar notificações, realizar integrações e automatizações com outras plataformas, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Imagine se você tem mais de um atendente, como deve ser dividir o celular ou o computador na hora dos atendimentos.. não dá né?

2. Base de qualidade

Uma das grandes dores de quem usa o WhatsApp para vendas é não ter uma base de clientes engajada. Quando um usuário ou um grupo recebe a sua mensagem e não interage, você corre o risco de prejudicar a sua estratégia de venda, principalmente em casos de envio em massa (listas de transmissão).

No WhastApp API, para ter um contato com o cliente, é preciso enviar um opt-in. Ou seja, uma mensagem para abertura de conversa, que só pode continuar se o cliente responder sinalizando que quer interagir. Cada abertura de conversa dura 24h, isso faz com que você tenha contato com o cliente quando ele estiver disponível e permitir.

Com isso, sua base de comunicação será sempre direcionada a pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço.

WhatsappAPI

3. Segurança para o seu número

O WhatsApp API é homologado e está dentro das normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Qualquer ação realizada precisa respeitar as normas estabelecidas na lei. Isso evita que o seu número possa ser considerado SPAM e você perca o acesso.

Mas atenção! Essa proteção só ocorre em versões oficiais do WhatsApp API. Já pensou se sua empresa ou marca perde um telefone que já tem há muito tempo e é conhecido por seus clientes, tudo por conta da utilização de plataformas não homologadas?

4. Integração com outras plataformas

Com o WhatsApp API é possível integrar plataformas omnichannel. Isso significa que a sua equipe pode atender por outra plataforma, mesmo que o seu cliente esteja falando pelo WhatsApp. Essa é uma possibilidade que traz benefício para venda e gestão do seu negócio, agilizando ainda mais o atendimento, centralizando o lead e potencializando os resultados do seu time.

5. Indicadores de atendimento

Gerar indicadores é fundamental para elaborar boas estratégias para o seu negócio. Com o WhatsApp API dentro de uma plataforma, você pode monitorar o atendimento em tempo real, analisar tempo médio de espera, quantidade de atendimento por chatbot, média de satisfação geral, média de atendimento por operador, ranking de atendimento por setor ou operador e motivo de encerramento de conversa.

Como Adquirir o WhatsApp API

Para adquirir a versão API é preciso comprar um broker, que funciona como uma camada antes do whatsapp. Existem vários brokers no mercado, é importante estar atento e comprar o que mais se encaixa no perfil da sua empresa. 

Além disso, fique atento! 

Depois de contratar, não é possível fazer mudança de broker e nem um downgrade. Mas o que é um downgrade? Se você usava o WhatsApp business e passou a usar o WhatsApp API, não pode voltar para o business.

Construa conexões que geram negócios

Aqui na Tallos temos um time focado em te ajudar a adquirir o Whatsapp API e encontrar o broker com o melhor preço do mercado, tudo pago em real e incluso no valor do seu plano. Trabalhamos com uma plataforma omnichannel e desenvolvida para encantar seus clientes com um atendimento personalizado e inovador, por meio do uso de inteligência artificial. 

Conosco você tem acesso a indicadores de performance do seu time e várias outras funcionalidades que podem te ajudar a aumentar vendas – todas integradas ao whastapp API e outras plataformas de venda como messenger, telegram email. 

Confira algumas funcionalidades da nossa plataforma: 

Análise de emoções

Criação de chatbots

Indicadores de atendimento

Dashboards em tempo real

Organização de tarefas

Armazenamento de histórico e dados do cliente

Converse com o cliente por onde ele escolher e ajude a sua equipe a aumentar o faturamento e oferecer um atendimento personalizado, eficiente e prático. Clique aqui para ter acesso a um post com 10 dicas de boas práticas para vender melhor utilizando o WhatsApp.

WhatsApp API: 5 vantagens de utilizá-lo 2

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário